Vicente Martinez (Cartagena, Colômbia 1956)
Pintor e professor.
Forma-se em licenciatura em artes plásticas pela UnB, em 1984. Entre 1987 e 1990, faz pós-graduação no Art Institute of Chicago e no Pratt Institute, em Nova York, obtendo neste último o grau de master in fine arts.
Críticas
"O olhar do pintor - aquele que observa com cuidado -, capaz de operar com vários matizes de cores e percebê-los surgindo nas veladuras, é o olhar de Vicente Martinez ao realizar suas obras com fita adesiva transparente sobre parede. O brilho da fita contra opacidade da parede opera como o verniz sobre a tela. A Luz sobre a superfície transparente favorece o reflexo de diferentes nuanças de cor. Vicente Martinez vale-se apenas de pedaços de fita adesiva cortadas em tamanhos regulares e aplicados com intervalos igualmente regulares, geometricamente formando círculos - à maneira de uma tabela cromática. Estabelece um diálogo com a minimal art - cujo princípio é propor objetos de formas simples, simétricas, mecanicamente acabados, geralmente fabricados em materiais industriais perenes - ao questioná-la: utiliza um objeto industrial, mas de qualidade perecível/ orgânica que sofrerá metamorfoses em decorrência da ação do tempo e de fatores ambientais. Aparenta meticulosidade na fatura, mas o corte e aplicação da fita são imprecisos. As tiras são produzidas pela mão do artista munida de uma tesoura e aplicadas uma a uma cuidadosamente sobre a parede num processo artesanal. O gesto humano de aplicar, repetido, revela as imperfeições/ variações na morfologia das tiras e torna imprevisível o resultado, diferindo de qualquer procedimento mecânico de acabamento industrializado, como proposto pela minimal art. Ao considerar o trabalho na simplicidade de sua apresentação, cabe citar a célebre Máxima do pintor norte-americano Frank Stella 'what you see is what you see' (o que você vê é o que você vê), ou seja, tiras de fita adesiva transparente sobre a superfície de uma parede. Simultaneamente, a obra acontece no âmbito completo das relações: a fita, por sua qualidade de transparência e brilho, absorve e irradia todo o espectro cromático em contato com a luz. o espectador, frente a essa transparente, passa a ser ele mesmo fonte de cor - assim como qualquer objeto do entorno. Espelhado nas fitas, colore e interage com a obra. Contempla. Experimenta um universo de sensações".
Daniela Maura Ribeiro
VICENTE Martinez, Marcius Galan. Texto Daniela Maura Ribeiro. São Paulo : Paço das Artes, 2001.
Exposições Individuais
1981 - Brasília DF - Individual, na Galeria da Cultura Inglesa
1982 - Brasília DF - Individual, na UnB
1983 - Brasília DF - Individual, na Galeria de Arte Rodolfo Amoedo
1984 - Brasília DF - Carne de Crocodilo, no Teatro Nacional Cláudio Santoro
1985 - Bogotá (Colômbia) - Individual, no Centro Cultural Camara de Comercio
1985 - Brasília DF - Individual, na Funarte. Coordenação de Difusão Cultural
1985 - Cartagena (Colômbia) - Individual, no Museo de Arte Moderno
1989 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, no Pratt Institute
2001 - São Paulo SP - Individual, no MAC/USP
2001 - São Paulo SP - Individual, no Paço das Artes
2002 - São Paulo SP - Individual, no Centro Universitário Maria Antônia/USP
Exposições Coletivas
1979 - Brasília DF - Grande Circular, no Espaço Cultural 508 Sul
1979 - Brasília DF - Salão de Desenho e Gravura do Centro-Oeste, na Funarte. Coordenação de Difusão Cultural
1980 - Brasília DF - 3º Documento de Arte Contemporânea do Centro-Oeste, na Funarte. Coordenação de Difusão Cultural
1981 - Brasília DF - 3º Salão Universitário do Distrito Federal, na UnB
1981 - Porto Alegre RS - 6º Salão Nacional Universitário, na UFRGS
1982 - Brasília DF - 4º Documento de Arte Contemporânea do Centro-Oeste, na Funarte. Coordenação de Difusão Cultural
1982 - Brasília DF - 4º Salão Universitário do Distrito Federal, na UnB
1983 - Brasília DF - Resumo 83: jovens artistas de Brasília, na Itaugaleria
1984 - Belo Horizonte MG - Itinerário 1, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
1984 - Brasília DF - Itinerário 1, na Fundação Cultural do Distrito Federal
1984 - Florianópolis SC - Itinerário 1, no Masc
1984 - Porto Alegre RS - Itinerário 1, no Margs
1984 - Rio de Janeiro RJ - Itinerário 1, no MNBA
1984 - São Paulo SP - Itinerário 1, na Casa da Cultura Brasileira
1985 - Brasília DF - Exposição Inaugural do Museu de Arte de Brasília, no Museu de Arte de Brasília
1985 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
1986 - Bogotá (Colômbia) - 30º Salão Anual de Artistas Colombianos, no Museo Nacional de Colômbia
1986 - Bogotá (Colômbia) - Nuevos Nombres: 4 artistas brasileños, no Banco de La República. Biblioteca Luis Ángel Arango
1986 - Rio de Janeiro RJ - Premiados do 8º Salão Nacional de Artes Plásticas - Aquisições, na Funarte. Galeria Sérgio Milliet
1987 - Chicago (Estados Unidos) - Works on Paper, na The School of the Art Institute of Chicago
1991 - Nova York (Estados Unidos) - AIM Program, no The Bronx Museum of the Arts
1994 - Brasília DF - Panorama Brasília Arte, no Espaço Cultural 508 Sul
1994 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na Schaffler Gallery
1995 - Brasília DF - Coletiva, na Funarte
1997 - Brasília DF - Faculdade de Ver, na Galeria Itaú Cultural
1997 - Brasília DF - Regina Riva, Vicente Martinez e Luciana Horta, na Galeria Itaú Cultural
1999 - Belo Horizonte MG - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. O Plano Ampliado, no Itaú Cultural
1999 - Cartagena (Colômbia) - Arte Colombiano del Caribe en la Colección del Museo, no Museo de Arte Moderno de Cartagena
2000 - Brasília DF - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. O Plano Ampliado, na Galeria Itaú Cultural
2000 - Penápolis SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. O Plano Ampliado, na Galeria Itaú Cultural
2000 - São Paulo SP - Arte Latino Americana, no Memorial da América Latina
2000 - São Paulo SP - Investigações. Rumos Visuais 1, no Itaú Cultural
2001 - Cartagena (Colômbia) - Nuevas Donaciones, no Museo de Arte Moderno de Cartagena
2002 - Brasília DF - Arte Contemporânea Brasília 2002, na Arte Futura e Companhia
Fonte: Itaú Cultural