Frank Stella (Massachusetts, 1936)
Frank Stella nasceu em Massachusetts, EUA, em 1936. Ele frequentou a Universidade de Princeton, onde obteve um diploma em história, antes de se mudar para Nova York em 1958.
Aos 22 anos, ele iniciou suas Black Paintings, cada uma composta por faixas ou listras concêntricas em tinta preta em esmalte sobre tela crua. Quatro dessas pinturas foram exibidas na revolucionária exposição Sixteen Americans, juntamente com obras de Jasper Johns e Robert Rauschenberg em 1959 no Museu de Arte Moderna de Nova York, que comprou as pinturas para sua coleção.
Nas décadas seguintes, Stella passou a experimentar com cor, escala, superfície e textura em suas pinturas, frequentemente trabalhando em séries para explorar completamente um tema. De meados dos anos 1980 até meados dos anos 1990, ele fez impressões, pinturas e esculturas inspiradas no clássico romance Moby Dick, de Herman Melville.
Stella começou a fazer impressões no final dos anos 1960, trabalhando primeiro com o mestre impressor Kenneth Tyler na Gemini G.E.L. Stella começou com litografia, fazendo impressões que expandiram sobre preocupações formais que ele explorou em suas pinturas. Em 1973, ele instalou um estúdio de impressão em sua casa. Stella agora emprega uma vasta gama de técnicas em suas edições, incluindo serigrafia, litografia, bloco de linóleo, colagem e coloração manual. Em 2016, uma importante retrospectiva de impressões viajou para o Museu de Arte Contemporânea de Madison, Wisconsin; Phillips Academy, Massachusetts; e Montgomery Museum of Fine Arts, Montgomery, Alabama.
Stella tem exibido seu trabalho internacionalmente desde 1959 e foi o tema de várias retrospectivas, mais recentemente em 2015 no Whitney Museum of American Art, em Nova York, em uma mostra que viajou para o Museu de Arte Moderna de Fort Worth, Texas; e de Young Museum, em San Francisco. Desde a década de 1990, Stella tem feito esculturas para espaços públicos e desenvolvido projetos arquitetônicos. Em 2001, uma escultura monumental foi instalada fora da National Gallery of Art, em Washington, DC, e em 2017 ele foi encarregado de fazer uma instalação para o The Iris and B. Gerald Cantor Roof Garden, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
A obra de Stella está em importantes coleções de museus em todo o mundo, incluindo Tate, em Londres; Folkwang Museum, em Essen; Peggy Guggenheim Collection, em Veneza; Ludwig Museum of Contemporary Art, em Budapeste; Kunstmuseum Basel; Brooklyn Museum, em Nova York; Whitney Museum of American Art, em Nova York; Art Institute of Chicago; Hishhorn Museum and Sculpture Garden, em Washington, DC; Museum of Fine Arts, em Boston; e Kawamura Memorial Museum of Art, no Japão.
Em 2009, ele recebeu a Medalha Nacional de Artes do presidente Barack Obama.
Frank Stella vive e trabalha em Nova York.
Fonte: cristearoberts.com