Rafael Assef da Silva (São Paulo SP 1970)
Fotógrafo.
Trabalha com fotografia desde 1990. Em 1997, conclui o curso de artes plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, em São Paulo. Entre 1992 e 1997, freqüenta cursos e workshops de fotografia e de desenho com Eduardo Castanho (1950), Eduardo Brandão (1957), Marcos Ribeiro, Carlito Contini (1960) e Roberta Fortunato (1964). Recebe o 1º Prêmio Estímulo de Fotografia, em 1994, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Realiza a primeira exposição individual - Sem Nome... -, no Centro Cultural Solar do Barão, em Curitiba, em 2001. Participa da exposição coletiva Viés, realizada pela Galeria Vermelho, em 2005, e apresenta o trabalho Look 2, em que fotografa a si mesmo, sem camisa com os pêlos depilados no formato de uma camiseta regata, e, a partir de então, ganha destaque como fotógrafo de moda. Nesse mesmo ano, atua com o estilista Alexandre Herchcovitch, na SP Fashion Week e produz a capa da revista Moda # 3.
Comentário Crítico
Nos trabalhos de Rafael Assef, a pele funciona como uma tela na qual são feitas incisões. De imediato, é a sensação de dor que transparece. Não é preciso estar no corpo do artista para saber o que significa um corte sobre a pele. Ao ativar experiências dolorosas, Assef provoca no espectador o incômodo diante de ações contra o próprio corpo. Como na série Traço, 1999, os desenhos tornam-se vestígios produzidos sem pigmentação e, sim, com sangue. Não trazem a marca de individualidade. Pelo contrário, são formas geométricas, dados, mapas ou escalas que, em si, sintetizam uma lógica racional.
A radicalidade presente nas incisões de Rafael Assef pode encontrar referência em performances de artistas internacionais da década de 1970, como Otto Muehl (1925), Hermann Nitsch (1938), Gina Pane (1939), Günter Brus (1938), Michel Journiac (1943), entre outros, em que o corpo se torna suporte para ações extremas. Mas, ao contrário dessa geração, os trabalhos fotográficos de Assef não são meros registros de performances, simples testemunhos imagéticos. Cada ação é exibida como fotografia e ganha valor como tal. Um exemplo é a série Mapas de Saída, 2006. São fotografias que causam impacto pelas grandes dimensões, de aproximadamente 169 x 136 centímetros.
Críticas
"A dor de Assef torna-se universal, comum de dois, de todos, no início da pulverização/putrfação. è um ritual de passagem pelo qual o artista se dispôs a cumprir a quaisquer penas. Ele conta que em as partes do corpo o sensibilizam por serem frágeis. Daí a importância do trabalho Postar, que apresenta o homem por inteiro, em total integridade. É a mesma figura que se ia perdendo por entre as paredes de pó do labirinto, perdendo-se pelo interior arcaico de si mesma. Com essa transição ela passou à dimensão contida no outro lado do espelho. Virou imagem de si mesma. O Objeto estático. É o início para a purificação e o surgimento dos seres azuis, tatuados e orientalizados, mutilados - resquicio da talidomida ou das bombas lançadas em solo japonês, - que possuam a sabedoria do silêncio - os lábios febris - e com a mutilação dos corpos, como se feitos de opalina oriental muito rara, aguardam a dor passar".
Claúdio de La Rocque
MAPEAMENTO nacional da produção emergente : 1999/2000. Apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo : Itaú Cultural : Imprensa Oficial do Estado : Editora da Unesp, 2000. 180 p. il. color. (Rumos arte visuais), p. 126.
Exposições Individuais
2001 - Curitiba PR - Sem Nome ..., no Centro Cultural Solar do Barão
2005 - São Paulo SP - Dois Gritos, na Galeria Vermelho
2006 - São Paulo SP - Do Corpo à Paisagem, no Instituto Tomie Ohtake
Exposições Coletivas
1992 - São Paulo SP - 24ª Anual de Arte, na Faap
1994 - São Paulo SP - 1º Prêmio Estimulo de Fotografia, no MIS/SP
1995 - São Paulo SP - Bar Des Arts, na Galeria Luisa Strina
1995 - São Paulo SP - Outdoor, na Galeria Luisa Strina
1995 - São Paulo SP - Projeto 00, no MAB/Faap
1996 - São Paulo SP - Nos Limites da Fotografia, no Sesc Pompéia
1996 - São Paulo SP - Os Novíssimos, na Galeria Fotóptica
1996 - Sittard (Holanda) - Sampa: fotografia de São Paulo, no Museum Het Domein
1997 - Amsterdã (Holanda) - News from Brazil, na Aschenbach Galerie Contemporary Art
1997 - Mülheim an der Ruhr (Alemanha) - Sampa: fotografia de São Paulo, no Kunstmuseum in der Alten Post
1997 - Rio de Janeiro RJ - Identidade/Não Identidade: a fotografia brasileira atual, no Centro Cultural Light
1997 - São Paulo SP - Fora de Registro, no MAB/Faap
1997 - São Paulo SP - Identidade/Não Identidade: a fotografia brasileira atual, no MAM/SP
1997 - São Paulo SP - Nunca Te Prometi um Mar de Rosas, na Galeria Nara Roesler
1998 - São Paulo SP - Doações Recentes, no MAM/SP
1999 - Campinas SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Contra Imagem, no Itaú Cultural
1999 - São João da Boa Vista SP - 2ª Semana Fernando Furlanetto Fotografia, no Teatro Municipal
1999 - São Paulo SP - Fotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira, no Espaço Porto Seguro de Fotografia
1999 - São Paulo SP - Sob Medida: a figura na fotografia contemporânea, no Espaço Porto Seguro de Fotografia
2000 - Belo Horizonte MG - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Contra Imagem, no Itaú Cultural
2000 - Fortaleza CE - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Arte Política: isto são outros 500, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
2000 - Guadalajara (México) - America Foto Latina: la fotografia en el arte contemporáneo, no Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara
2000 - Penápolis SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Contra Imagem, na Galeria Itaú Cultural
2000 - Recife PE - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Arte Política: isto são outros 500, na Fundação Joaquim Nabuco. Galeria Massangana
2000 - São Paulo SP - Fim de Milênio: os anos 90 no MAM, MAM/SP
2000 - São Paulo SP - Investigações. Rumos Visuais 1, no Itaú Cultural
2001 - São Paulo SP - Fotografia/Não Fotografia, no MAM/SP
2002 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra Rio Arte Contemporânea, no MAM/SP
2002 - Rio de Janeiro RJ - Artefoto, no CCBB
2002 - São Paulo SP - 11ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
2002 - São Paulo SP - Angela Detanico, Rafael Lain, Eliana Bordin, Leandro Costa, Rafael Assef, na Galeria Vermelho
2002 - São Paulo SP - Fotografias no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
2003 - Brasília DF - Artefoto, no CCBB
2003 - São Paulo SP - Meus Amigos, no MAM/SP
2003 - São Paulo SP - Vizinhos, na Galeria Vermelho
2004 - São Paulo SP - Derivas, na Galeria Vermelho
2004 - São Paulo SP - Inspiração, na Galeria Luisa Strina
2005 - São Paulo SP - Dor, Forma, Beleza, na Estação Pinacoteca
2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural
2005 - São Paulo SP - O Retrato como Imagem do Mundo, no MAM/SP
Fonte: Itaú Cultural