Michele Carnicelli Sobrinho (Salerno, Itália 1893 - São Paulo SP 1967)
Pintor.
Chega ao Brasil em 1899, com seis anos de idade. Em São Paulo trabalha por um período na alfaiataria de seu pai, considerada uma das mais importantes da cidade, e forma-se no curso comercial do Mackenzie College. Em 1909 viaja para a Itália e estuda pintura com Ettore Tito (1859 - 1941) na Accademia di Belle Arti di Venezia [Academia de Belas Artes de Veneza]. Passa também um período em Londres e em Paris, cidade que fotografa, e com base nessas fotos ele a retrata, na década de 1940. No início da década de 1920 retorna ao Brasil e passa a conviver com os modernistas e os integrantes da Família Artística Paulista - FAP, entre eles Alfredo Volpi (1896 - 1988) e Bonadei (1906 - 1974). Em 1922 ilustra A Angústia de Don João, poema de Menotti del Picchia (1892 - 1988) publicado pela A Casa Mayença. Em 1937 torna-se membro do Sindicato dos Artistas Plásticos. Na década de 1940 reúne-se em seu ateliê, com freqüência, com os pintores Raphael Galvez (1907 - 1998) e Mario Zanini (1907 - 1971) e com os críticos Sérgio Milliet (1898 - 1966), Quirino da Silva (1897 - 1981), entre outros. Entre 1949 e 1952, ilustra a revista mensal Investigações, publicada pelo Departamento de Investigações da Secretaria da Segurança Pública. Em 1959 Ciccillo Matarazzo (1898 - 1977), fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, doa ao museu duas obras de Mick Carnicelli - Figura num Interior, 1943, e Natureza-Morta com Jarro, 1945 -, posteriormente transferidas ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP.
Comentário Crítico
A produção de Mick Carnicelli revela a cidade de São Paulo em um período de grandes transformações, quando essa passa a assumir as feições de metrópole, nos anos de 1940-1950. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, vários fotógrafos registram a abertura de grandes avenidas, os arranha-céus e a multidão na cidade. Na pintura, com raras exceções, não ocorre o equivalente. Tanto nas pinturas dos modernistas como naquelas dos artistas do Grupo Santa Helena, por exemplo, não percebemos indicações precisas da cidade em transformação. As obras de Carnicelli se destacam por revelar uma cidade distante e soturna, território da solidão e do estranhamento, ameaçadora.
As paisagens da década de 1940 são pintadas, em sua maioria, a partir de uma janela, indicando o distanciamento do artista em relação ao seu tema e também um olhar que se inspira naquele do fotógrafo, perceptível em alguns enquadramentos. Nessa obras enfatiza os planos e os volumes sólidos na paisagem, concebida como um cenário. Realiza também vários retratos e pinturas de interiores, nas quais apresenta quartos abertos a corredores intermináveis, com uma atmosfera claustrofóbica e utilizando enquadramentos descentrados.
A obra de Carnicelli estrutura-se de forma definitiva na década de 1950, quando a ligação com o retorno à ordem e o expressionismo inspirado em Vincent van Gogh (1853 - 1890) atenua-se e o artista busca o equilíbrio entre a captação do real, de maneira dramática, e a acentuação dos aspectos puramente plásticos das pinturas. Em relação à produção anterior, nesse período a paleta torna-se mais controlada e a pintura ganha uma densidade matérica requintada. Na opinião de Tadeu Chiarelli, os quadros revelam os mesmos sentimentos de solidão e estranhamento de suas pinturas anteriores, exaltados por pinceladas bruscas e tons soturnos.
Exposições Individuais
1945 - São Paulo SP - Primeira individual, na Galeria Itapetininga
1947 - São Paulo SP - 16 Aquarelas de Mick Carnicelli, na Galeria Domus
Exposições Coletivas
1944 - São Paulo SP - 8º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
1944 - São Paulo SP - Exposição de Pintura Moderna Brasileira-Norte-Americana, na Galeria Prestes Maia
1945 - São Paulo SP - Anita Malfati, Virgínia Artigas, Clóvis Graciano, Mick Carnicelli, Oswald de Andrade Filho, José Pancetti, Carlos Prado, Francisco Rebolo, Quirino da Silva, Alfredo Volpi, Mario Zanini, na Galeria Itapetininga
1946 - São Paulo SP - 10º Salão do Sindicado dos Artistas Plásticos, na Galeria Prestes Maia
1946 - São Paulo SP - Exposição de Desenhos Originais de Artistas de São Paulo, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade
1946 - São Paulo SP - Pintura Moderna, na Galeria Itá
1947 - São Paulo SP - 11º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
1947 - São Paulo SP - Aquarelas e Guaches, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade
1947 - São Paulo SP - Mostra Inaugural, na Galeria Domus
1951 - São Paulo SP - 1ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão do Trianon
1954 - São Paulo SP - Arte Contemporânea: exposição do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
1956 - São Paulo SP - 50 Anos de Paisagem Brasileira, no MAM/SP
1958 - São Paulo SP - Exposição de Pintura Paulista Contemporânea, na Galeria Prestes Maia
1960 - São Paulo SP - Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
Exposições Póstumas
1977 - São Paulo SP - Os Grupos - A Década de 40, no Museu Lasar Segall
1980 - São Paulo SP - A Figura Humana vista por vários artistas, na Galeria de Arte MAM/Senac José Papa Júnior
1980 - São Paulo SP - São Paulo, Periferia e Centro nos Anos 40: Joaquim Figueira e Mick Carnicelli, no Museu Lasar Segall
1981 - Curitiba PR - A Pinacoteca em Curitiba, no Teatro Guaíra
1981 - São Paulo SP - Coleção Biblioteca de Arte: desenhos/aquarelas e guaches, na Casa das Retortas
1982 - Guaratinguetá SP - A Figura Humana vista por vários artistas, na Galeria de Arte MAM/Senac
1982 - São Paulo SP - Do Modernismo à Bienal, no MAM/SP
1982 - São Paulo SP - Pintores Italianos no Brasil, no MAM/SP
1983 - São Paulo SP - Uma Seleção do Acervo na Cidade Universitária, no MAC/USP
1984 - São Paulo SP - Obras do Acervo, no MAM/SP
1984 - São Paulo SP - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, na Fundação Bienal
1985 - São Paulo SP - Síntese da Arte Brasileira no Acervo: 1920-1980, no MAC/USP
1987 - São Paulo SP - Arte Brasileira, no MAC/USP
1988 - São Paulo SP - Do Academismo à Abstração, na Pinacoteca do Estado
1989 - São Paulo SP - Arte Brasileira - Acervo, no MAC/USP
1989 - São Paulo SP - O Desenho Brasileiro - Séculos XIX e XX, na Sociarte
1991 - São Paulo SP - Paisagem Brasileira, na Pinacoteca do Estado
1992 - São Paulo SP - O Olhar de Sérgio sobre a Arte Brasileira: desenhos e pinturas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade
1993 - São Paulo SP - Artistas Centenários do Acervo, no MAC/USP
1993 - São Paulo SP - Eram os brasileiros os que ficaram, na Pinacoteca do Estado
1993 - São Paulo SP - O Olhar Italiano sobre São Paulo, na Pinacoteca do Estado
1994 - São Paulo SP - Imagens da Cidade / Arquitetura Italiana em São Paulo, no CCSP
1996 - São Paulo SP - Arte Brasileira: 50 anos de história no acervo MAC/USP: 1920-1970, no MAC/USP
1997 - São Paulo SP - As Representações do Corpo, no MAM/SP
1998 - Rio de Janeiro RJ - Marinhas em Grandes Coleções Paulistas, no Museu Naval e Oceanográfico. Serviço de Documentação da Marinha
1998 - São Paulo SP - Marinhas em Grandes Coleções Paulistas, no Espaço Cultural da Marinha
1999 - São Paulo SP - Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, no Museu da Casa Brasileira
1999 - São Paulo SP - Os Ítalos e os Brasileiros na Arte do Entre Guerras, na Pinacoteca do Estado
2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Negro de Corpo e Alma, na Fundação Bienal
2000 - São Paulo SP - Gabinete de Papel: século XX - primeiras décadas, no MAC/USP
2000 - São Paulo SP - São Paulo: de vila a metrópole, na Galeria Masp Prestes Maia
2004 - São Paulo SP - Mick Carnicelli: São Paulo, paisagem da alma, no MAM/SP
2004 - São Paulo SP - São Paulo Ano 450, no Conjunto Cultural da Caixa
Fonte: Itaú Cultural