Mariano Klautau Filho (Belém PA 1964)
Fotógrafo, professor.
Em 1982, José Mariano Klautau de Araújo Filho torna-se membro da Associação Fotoativa, em Belém. Forma-se em comunicação social pela Universidade Federal do Pará - UFPA em 1987. Participa ativamente da Semana Nacional de Fotografia, Belém, em 1985; Ouro Preto, em 1987; e Rio de Janeiro, em 1988. Nesse ano realiza também a primeira exposição individual, Paisagens da Janela, na Galeria Ângelus, em Belém. Desde 1993, integra o grupo Caixa de Pandora - Núcleo de Imagens e, com os artistas plásticos Cláudia Leão (1967) e Orlando Maneschy (1968), desenvolve trabalhos de registro do patrimônio histórico de Belém e realiza investigações semióticas. Em 1998, muda-se para São Paulo e faz o curso História da Fotografia no Brasil, ministrado por Rubens Fernandes Júnior, no Instituto Moreira Salles - IMS. Em 2000, conclui o mestrado em comunicação e semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com a dissertação Para ter onde ir - a transformação da imagem e o movimento da palavra na poesia de Max Martins, orientado por Cecília Almeida Salles, e torna-se professor de fotografia da Universidade da Amazônia - Unama e do Instituto de Ensino Superior da Amazônia - Iesam. Em 2001, ganha o grande prêmio de fotografia no Arte Pará, e, no ano seguinte, coordena o projeto de publicação e acervo Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90, selecionado pelo Programa Petrobras Artes Visuais. A partir de 2002, organiza o Colóquio Fotografia e Imagem, realizado pelo Instituto de Artes do Pará e Associação Fotoativa. Em 2006, é selecionado para a Bienal de Havana.
Comentário Crítico
O desencantamento em torno do crescimento urbano é trabalhado pelas fotografias de Mariano Klautau Filho, que desfruta, com sua câmera, o prazer de perambular sozinho à noite pela metrópole. No ensaio Sincronicidades, 1998, luzes, prédios, anúncios publicitários, automóveis, vitrines compõem o cenário de uma cidade qualquer, cuja identidade foi perdida no processo de desenvolvimento. As imagens são acompanhadas por um texto. Como em uma seqüência cinematográfica, é construída uma narrativa ficcional. O interesse por temas relacionados à paisagem urbana é uma constante na obra de Klautau Filho.
A referência ao cinema e à pintura é retomada em trabalhos posteriores, como em Matéria-Memória, 2002. São dípticos coloridos compostos de diferentes paisagens que dialogam com cenas de filmes e com as pinturas de Edward Hopper (1882 - 1967). Paisagens da Janela, 1988, é um ensaio fotográfico em preto-e-branco, cujo foco se volta para os interiores de casas antigas abandonadas. Em cada imagem, espaços vazios revelam memórias perdidas.
Em trabalhos recentes, surgem desdobramentos de Paisagens da Janela. Agora em cores, Klautau Filho cria a instalação Entre, selecionada, em 2006, para a 9ª Bienal de Havana. O trabalho é realizado em Belém, e pensado com base em uma pequena casa, de aproximadamente 4 x 6 metros, com janelas nas laterais e uma porta, ao fundo, que se abre para o rio. O artista explora as possibilidades do lugar, que funciona como uma espécie de mirante para a contemplação da cidade.
Exposições Individuais
1988 - Belém PA - Paisagens da Janela, na Galeria Ângelus
1996 - Paris (França) - Fotos Brésil, no Espace Culturel Jorge Amado
1998 - São Paulo SP - Sincronicidades, no MIS/SP
1998 - Belém PA - Sincronicidades, na Galeria Fidanza
1999 - Curitiba PR - Sincronicidades, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - Solar do Barão
Exposições Coletivas
1987 - Belém PA - Fotonorte
1987 - Ouro Preto MG - Fotonorte
1987 - Rio de Janeiro RJ - Fotonorte
1992 - Belém PA - 11º Salão Arte Pará, na Fundação Romulo Maiorana
1994 - Belém PA - Fotoativa 10 Anos
1994 - Brasília DF - Cláudia Leão, Flávia Mutran, Mariano Klautau Filho e Orlando Maneschy, na Itaugaleria
1995 - Rio de Janeiro RJ - Fotoativa 10 anos, na Funarte. Galeria de Fotografia
1996 - Belém PA - Caixa de Pandora, na Galeria Theodoro Braga
1996 - Brasília DF - Caixa de Pandora, na Galeria Itaú Cultural
1996 - Curitiba PR - Caixa de Pandora, no Liceu de Artes e Ofícios
1996 - Ouro Preto MG - Caixa de Pandora, no Festival de Inverno da UFMG
1996 - Rio de Janeiro RJ - Espaços Urbanos, na Galeria da Funarte
1997 - Belém PA - 2º Salão de Fotografia do CCBEU, na Galeria do CCBEU
1997 - Rio de Janeiro RJ - Fotografia Contemporânea do Pará: novas visões, na Galeria de Arte da UFF
1998 - Belém PA - 2º Fotonorte, no MEP
1998 - Belém PA - 4º Salão Unama de Pequenos Formatos, na Universidade da Amazônia. Galeria de Arte
1998 - Curitiba PR - 2ª Bienal Internacional de Fotografia da Cidade de Curitiba - Mostra Brasil
1998 - Niterói RJ - Fotografia Contemporânea do Pará: novas visões, na UFF
1998 - Rio de Janeiro RJ - Fotografia Contemporânea do Pará: novas visões, na Galeria Sérgio Milliet
1998 - São Paulo SP - Coletiva Fuji, na Galeria Fuji
1999 - Berlim (Alemanha) - Amazônia: O Olhar sem Fronteiras, no ICBRA
1999 - Campinas SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Olhar Além, no Itaú Cultural
1999 - Quito (Equador) - Amazônia: O Olhar sem Fronteiras, no IBEC
2000 - Belo Horizonte MG - Casa de Todos II, no Museu Mineiro
2000 - Penápolis SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Olhar Além, na Galeria Itaú Cultural
2000 - Porto (Portugal) - Brasilianas: fotógrafos de Belém do Pará, no Centro Português de Fotografia
2000 - São Paulo SP - Investigações. Rumos Visuais 2, no Itaú Cultural
2000 - São Paulo SP - Os Livros de Todos os Dias, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
2001 - Belém PA - 20º Salão Arte Pará, na Galeria da Residência
2003 - Cardiff (País de Gales) - Fish Eye Project, na Tactilebosch
2003 - São Paulo SP - Ponto de Fuga, Área Livre, no Memorial da América Latina. Galeria Marta Traba
2006 - Havana (Cuba) - 9ª Bienal de Havana, no Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam
2006 - São Paulo SP - Veracidade, no MAM/SP
Fonte: Itaú Cultural