Finep doa 205 obras de Candido Portinari para museu do Rio
O Museu nacional de belas artes como presente por seus 77 anos de existência recebe 205 obras de Candido Portinari doadas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
Segundo a ministra da cultura Marta Suplicy: “São obras excepcionais. Isso torna o museu especialíssimo, por Portinari ser um dos grandes pintores brasileiros, talvez o mais importante dos modernistas. Termos esse acervo que vai ficar disponível em maio é relevante porque ele falava da identidade brasileira. Qualquer brasileiro que olhe Portinari, se percebe brasileiro de forma muito forte“.
Familiares do artista apontam que 95% das obras de Candido Portinari não foram vistas pelo grande público, pois pertencem a coleções privadas. Com essa recente doação o Museu Nacional de Belas artes se torna o detentor do maior acervo de obras do pintor, onde para não haver dúvidas será feita análise, catalogação e restauração de cada obra para garantir autenticidade. Essas obras estarão expostas ao grande público a partir do meio deste ano segundo o museu.
Essa atitude pode aproximar os brasileiros dos museus espalhados pelo país, já que obras de orgulho nacional estão ficando aos poucos disponíveis para apreciação.