Roy Lichtenstein

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Roy Lichtenstein em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.
Leilão de Arte Online

Biografia

Roy Lichtenstein (Nova York, 1923)

Roy Lichtenstein (1923-1997) nasceu em Nova York, EUA. Na adolescência, ele frequentou aulas de arte na Parsons School of Design e na Art Students League. Em 1940, ele se matriculou em um curso de arte na Ohio State University, em Columbus, antes de ser convocado e enviado para a Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Ele retornou para Ohio em 1946 para concluir seus diplomas de graduação e mestrado, antes de trabalhar em diversos empregos, incluindo designer de vitrines em lojas, designer industrial e instrutor de arte comercial.

Em 1957, Lichtenstein voltou para Nova York, onde lecionou design industrial. Durante este período, ele começou a experimentar com diferentes temas, utilizando imagens em massa produzidas em quadrinhos e publicidade. Ele fez sua primeira pintura de "pop art", Look Mickey, em 1961. No ano seguinte, Lichtenstein foi incluído na importante exposição, Six Painters and the Object, no Solomon R. Guggenheim Museum, ao lado de Andy Warhol, Jim Dine e Jasper Johns.

Como um importante expoente da Pop Art, Lichtenstein trabalhou em uma variedade de mídias e foi particularmente inovador no campo da gravura. Em 1968, ele começou a trabalhar em sua primeira série de gravuras com a Gemini G.E.L. em Los Angeles, frequentemente experimentando com materiais comerciais não convencionais para alcançar efeitos ópticos. Lichtenstein continuou a fazer outras gravuras com a Tyler Graphics, em Nova York, e a Graphicstudio, na Flórida, em uma série chamada Brushstroke Figures (1987-89), que foi distribuída por Alan Cristea.

Em 1966, ele foi um dos cinco artistas selecionados para representar os EUA na Bienal de Veneza. O final dos anos 1960 também viu as primeiras exposições retrospectivas de Lichtenstein em museus: em 1967, uma exposição itinerante começou no Pasadena Art Museum, na Califórnia; em 1968, o Stedelijk Museum, em Amsterdã, apresentou sua primeira exposição retrospectiva europeia, que viajou para a Tate, em Londres, e em 1969, ele teve sua primeira exposição retrospectiva em Nova York no Solomon R. Guggenheim Museum, onde foi homenageado com uma segunda retrospectiva em 1993. A National Gallery of Art, em Washington D.C, hospedou a primeira exposição abrangente de suas gravuras em 1994, e em 1995, Lichtenstein foi presenteado com a Medalha Nacional das Artes pelo presidente Bill Clinton.

Roy Lichtenstein morreu aos 73 anos em 1997 em Nova York, EUA.

Fonte: cristearoberts.com