Rodrigo de Castro

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Rodrigo de Castro em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.
Leilão de Arte Online

Biografia

Rodrigo de Castro Andrade (São Paulo SP 1962)

Pintor, gravador, artista gráfico.

Inicia sua formação em gravura no ateliê de Sérgio Fingermann em São Paulo, em 1977, e no ano seguinte frequenta o Studio of Graphics Arts, em Glasgow, Escócia. Estuda desenho com Carlos Fajardo em 1981, e participa de cursos de gravura e pintura na Ecole Nationale Supérieure dês Beaux-Arts [Escola Nacional Superior de Belas Artes] de Paris, entre 1981 e 1982. De volta ao Brasil, integra, entre 1982 e 1985, o grupo Casa 7. Em 1984, participa do 2° Salão Paulista de Arte Contemporânea, em que ganha o prêmio revelação, e, em 1985, da 18ª Bienal Internacional de São Paulo e do 8° Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, no qual recebe o prêmio aquisição. Faz sua primeira individual em 1986, no Subdistrito Comercial de Arte, em São Paulo. Desde 1987, atua como artista gráfico de revistas e livros e produz, entre 1991 e 1998, capas para a revista Veja. Recebe, em 1991, o prêmio Brasília de Artes Plásticas, do Museu de Arte de Brasília - MAB. Nesse ano, participa como professor do projeto A Produção Refletida, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. A partir de 2001, ministra curso sobre arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP.

Comentário crítico

No início da década de 1980, Rodrigo Andrade, como outros artistas do grupo Casa 7, realiza obras que apresentam afinidades com a produção dos neo-expressionistas alemães, e também fazem referência à obra do pintor norte-americano Philip Guston. Nessa época, Andrade pinta telas de grandes formatos, com pinceladas amplas e matéricas e cores contrastantes. Como nota o crítico Roberto Pontual, em sua obra as figuras, objetos e cenas, em geral de interiores, sofrem uma fragmentação que não lhes esconde a existência, apenas a suspende na condição de quebra-cabeças, que o olhar reconstitui. A partir de 1985, sua pintura revela uma gestualidade que desfaz as composições mais evidentes, realizadas anteriormente.

A partir de 1999, a produção de Andrade passa por grandes mudanças. Expõe telas nas quais apresenta formas monocromáticas retangulares ou circulares dispostas sobre superfícies neutras. Como aponta o crítico Adriano Pedrosa, suas pinturas parecem simples, porém um olhar atento percebe que há algo de incômodo nessa aparente simplicidade. A disposição das formas, demasiadamente próximas umas das outras ou das margens da tela, as intensas relações cromáticas entre as cores das figuras e o plano de fundo, além das tintas que escorrem para além da área delimitada das figuras, revelam um questionamento em relação à tradição da abstração geométrica. Suas obras fazem alusões a signos e sinais gráficos, presentes no ambiente urbano, porém esvaziados de conteúdo e mensagens.

Críticas

"As novas pinturas de Rodrigo Andrade exigem uma certa demora do olhar. Mesmo naquelas em que a presença é de imediato mais plena, o olhar tem que passar de um território a outro da tela e perfazer um mapeamento desses mundos ao mesmo tempo desagregados e líricos. Sem essa demora o conjunto da obra não emerge, pois ela é um todo de fragmentos que lutam para reconquistar a unidade da tela de que se partiu. Essa maturação do olhar pedida pela obra provém, em parte, da dispersão dos seus fragmentos, mas também de uma atmosfera luminosa difusa e opaca que os impede de se contrastarem sob uma luz definida. O olhar desse modo não consegue de pronto conformar o quadro. Vagueia por esses véus, escuros ou leitosos, e por atalhos quebradiços, até que subitamente um fragmento se põe a falar. E com uma autonomia que deixa por um fio a delicada unidade da obra. Um pedaço de borracha, por exemplo, fixa o olhar, exibe suas rugas, sua maciez algo repelente e, assim por diante, de fragmento em fragmento, a obra se constitui. O quadro se faz e se desfaz. Os fragmentos retangulares duplicam e disseminam o retângulo original da tela, reconstruindo uma identidade ao mesmo tempo que a questionam. O fragmento é, assim paradoxalmente, o lugar em que a obra, negando-se, articula um sentido. São lonas, papelões, papel japonês, pigmentos, chumbo, etc. que puxam a única ou as poucas cores dominantes que há em cada quadro para matrizes que assinalam suas presenças. Por sua vez, a esses diferentes materiais se agregam as marcas de suas estampagens sobre a superfície do quadro: a obra surge, assim, como um acúmulo de resíduos".
Alberto Tassinari
RODRIGO C. Andrade: pinturas. Apresentação de Alberto Tassinari. São Paulo: Subdistrito Comercial de Arte, 1986.

Exposições Individuais

1986 - São Paulo SP - Rodrigo Andrade: pinturas, na Subdistrito Comercial de Arte
1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Funarte. Galeria Rodrigo Mello Franco de Andrade
1989 - São Paulo SP - Individual, na Subdistrito Comercial de Arte 
1990 - São Paulo SP - Individual, no Centro Cultural São Paulo
1994 - São Paulo SP  Rodrigo Andrade: pinturas, na Anna Maria Niemeyer Galeria de Arte
1995 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Camargo Vilaça
1999 - São Paulo SP - Individual, na Marília Razuk Galeria de Arte
2002 - São Paulo SP - Individual, no Centro Universitário Maria Antonia
2003 - São Paulo SP - Individual, na Galeria 10,20 x 3,60
2005 - São Paulo SP - Individual, na Marília Razuk Galeria de Arte
2006 - Belo Horizonte MG - Individual, no Museu de Arte da Pampulha
2006 - São Paulo SP - Paredes da Caixa, na Caixa Cultural
2008 - São Paulo SP - Individual, na Marília Razuk Galeria de Arte

Exposições Coletivas

1978 - Piracicaba SP - 10º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
1979 - São José dos Campos SP - Salão Nacional de Arte Contemporânea de São José dos Campos - prêmio aquisição
1980 - Piracicaba SP - 12º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
1981 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão Nacional de Artes Plásticas
1982 - Rio de Janeiro RJ - 5º Salão Nacional de Artes Plásticas
1982 - São Paulo SP - 1º Salão Paulista de Arte Contemporânea, na Fundação Bienal  
1983 - Piracicaba SP - 15º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba - prêmio aquisição
1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna
1984 - São Paulo SP - 2º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no Museu da Imagem e do Som - prêmio Secretaria de Estado da Cultura / Revelação
1984 - São Paulo SP - Arte na Rua 2
1984 - São Paulo SP - Grupo Casa 7 e Sérgio Fingermann, no Centro Cultural São Paulo
1984 - São Paulo SP - Painéis, no Paço das Artes
1985 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna - prêmio aquisição
1985 - Rio de Janeiro RJ - Casa 7: pintura, no Museu de Arte Moderna
1985 - São Paulo SP - 12 Artistas Paulistas, na Subdistrito Comercial de Arte
1985 - São Paulo SP - 18ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
1985 - São Paulo SP - Casa 7: pintura, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
1986 - Cali (Colômbia) - 6ª Bienal Interamericana
1986 - Havana (Cuba) - Bienal de Havana
1987 - Rio de Janeiro RJ - Ao Colecionador: homenagem a Gilberto Chateaubriand, no Museu de Arte Moderna
1988 - São Paulo SP - MAC 25 Anos: aquisições e doações recentes, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
1989 - Rio de Janeiro RJ - 11º Salão Nacional de Artes Plásticas, na Funarte
1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília
1990 - São Paulo SP - Programa Anual de Exposições de Artes Plásticas, no Centro Cultural São Paulo
1991 - Caracas (Venezuela) - Brasil: la nueva generación, na Fundación Museo de Bellas Artes
1991 - Estocolmo (Suécia) - Viva Brasil Viva, no Liejevachs Konsthall
1991 - São Paulo SP - BR/80: pintura Brasil década 80, na Itaugaleria 
1992 - Rio de Janeiro RJ - 13 Artistas Paulistas, no MAM/RJ
1992 - Rio de janeiro RJ - Acervo Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ
1992 - São Paulo SP - Galeria Camargo Vilaça: mostra inaugural, na Galeria Fortes Vilaça
1992 - São Paulo SP - João Sattamini/Subdistrito, na Casa das Rosas
1993 - São Paulo SP - Arte/Cidade 3, no Sesc
1995 - Rio de Janeiro RJ - 24º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna
1995 - Rio de Janeiro RJ - Anos 80: O Palco da Diversidade, no MAM/RJ
1995 - São Paulo SP - 24º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna
1995 - São Paulo SP - Anos 80: o palco da diversidade, na Galeria de Arte do Sesi 
1996 - Niterói RJ - Arte Contemporânea Brasileira na Coleção João Sattamini, no Museu de Arte Contemporânea
1996 - São Paulo SP - Arte Brasileira Contemporânea: Doações Recentes/96, no Museu de Arte Moderna
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
1997 - Niterói RJ - Visões e (Sub)Versões, no MAC de Niterói
1997 - São Paulo SP - 3º Arte Cidade, no Moinho Central
1998 - Niterói RJ - Espelho da Bienal, no Museu de Arte Contemporânea
1998 - Rio de Janeiro RJ - Arte Brasileira no Acervo do MAM de São Paulo: doações recentes 1996-1998, no Centro Cultural Banco do Brasil
1998 - São Paulo SP - O Colecionador, no Museu de Arte Moderna
1998 - São Paulo SP - O Moderno e o Contemporâneo na Arte Brasileira: Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ, no Museu de Arte de São Paulo
1998 - São Paulo SP - Programa Anual de Exposições de Artes Plásticas, no Centro Cultural São Paulo
2000 - São Paulo SP Artista Participante - Fim de Milênio: os anos 90 no MAM, no Museu de Arte Moderna
2001 - Rio de Janeiro RJ - O Espírito de Nossa Época, no Museu de Arte Moderna
2001 - São Paulo SP - Espelho Cego: seleções de uma coleção contemporânea, no Museu de Arte Moderna
2001 - São Paulo SP - O Espírito de Nossa Época, no Museu de Arte Moderna
2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - Rio de Janeiro RJ - Caminhos do Contemporâneo 1952-2002, no Paço Imperial
2002 - São Paulo SP - 10 Anos Marília Razuk, na Marília Razuk Galeria de Arte  
2002 - São Paulo SP - 20 Artistas / 20 Anos, no Centro Cultural São Paulo 
2002 - São Paulo SP - 28 (+) Pintura, no Galeria Virgílio 
2002 - São Paulo SP - Genius Loci: o espírito do lugar, nas ruas do bairro de Vila Buarque
2002 - São Paulo SP - Mapa do Agora: arte brasileira recente na Coleção João Sattamini do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Instituto Tomie Ohtake  
2003 - São Paulo SP - 2080, no Museu de Arte Moderna de São Paulo
2003 - São Paulo SP - A Nova Geometria, na Galeria Fortes Vilaça 
2004 - Niterói RJ - Pintura e Desenho - 90/00, no MAC-Niterói
2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no Centro Cultural Banco do Brasil
2004 - São Paulo SP - Arte Contemporânea no Acervo Municipal, no Centro Cultural São Paulo
2005 - São Paulo SP - Convidados do Panorama da Arte Brasileira - MAM/2005, na Marília Razuk Galeria de Arte
2005 - São Paulo SP -  29º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo
2006 - São Paulo SP - Ao Mesmo Tempo o Nosso Tempo, no Museu de Arte Moderna
2006 - São Paulo SP - Paralela 2006, no Pavilhão dos Estados
2006 - São Paulo SP - Singular e Plural, na Marília Razuk Galeria de Arte
2008 - Madri (Espanha) - 27ª Arco, no Instituto Feria de Madrid
2008 - São Paulo SP - Panorama dos Panoramas, no Museu de Arte Moderna

Fonte: Itaú Cultural