Rodolpho Lindemann (Alemanha ca.1852 - s.l. s.d.)
Fotógrafo.
Rodolpho Frederico Francisco Lindemann, ativo no Brasil entre as décadas de 1870 e 1890. Pouco se sabe, a não ser que é associado ao suíço Guilherme Gaensly, com quem divide o estúdio do Largo do Theatro quando este ainda está em Salvador, ficando à frente do estabelecimento quando ele se transfere para a capital paulista no início da década de 1890. É um grande paisagista, como atestam as diversas vistas de Salvador que o Barão do Rio Branco inclui no Album de vues du Brésil, apêndice do livro Le Brésil, de Levasseur, publicado em Paris em 1889. Sendo que nesta mesma ocasião, Lindemann participa como expositor da Exposição Universal de Paris. Realiza ainda vistas nas províncias de Alagoas e de Pernambuco, assim como retratos de escravos e negros libertos em estúdio. Seu trabalho está representado nas coleções Gilberto Ferrez, no Rio de Janeiro, e do Instituto Moreira Salles, em São Paulo.
Críticas
"As fotografias publicadas no álbum de 1889 ´Le Brésil´, de Levasseur & Barão do Rio Branco, de autoria dos fotógrafos Marc Ferrez, Insley Pacheco, Lindemann (sic), Ducasble e Riedel, entre outros, compreendendo épocas distintas e diversas regiões do país, constituíam assim, pela primeira vez, uma espécie de ´súmula´ visual do Império e de suas riquezas. Até então, só haviam sido apresentadas ao público das exposições universais grandes sínteses do país com aquelas imagens que a linguagem textual, estritamente, podia criar".
Maria Inez Turazzi
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839/1889. Rio de Janeiro: Funarte. Rocco, 1995. (Coleção Luz & Reflexão, 4). p.153.
"Rodolpho Lindemann, infelizmente, ainda permanece uma incógnita. Do pouco que se sabe sobre ele, convém ressaltar sua colaboração na ilustração do livro ´Le Brésil´, escrito a quatro mãos por Levasseur e o Barão do Rio Branco, bem como sua premiada participação na Exposição Universal de Paris, em 1889, para a qual enviou uma seleção de vistas de Salvador e do Recife".
Pedro Vasquez
VASQUEZ, Pedro Karp. Mestres da fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995. p.40.
"A única informação que temos a seu respeito é a de que trabalhou em Salvador de 1880 a 1900, tendo ocupado o lugar de Guilherme Gaensly quando este se transferiu para São Paulo. Não sabemos se ele já fazia retratos anteriormente. Ao que parece, a partir de 1880 teria começado a tomar conta do acervo paisagístico de Gaensly, dedicando-se de fato a essa linha de atuação".
Gilberto Ferrez
FERREZ, Gilberto. Bahia: velhas fotografias 1858/1900. 2. ed. Rio de Janeiro: Kosmos, 1999. p.20.
Acervos
Coleção Gilberto Ferrez - Rio de Janeiro RJ
Acervo Instituto Moreira Salles - São Paulo SP
Exposições Coletivas
1889 - Paris (França) - Exposição Universal de Paris
Exposições Póstumas
1988 - São Paulo - O Negro na Iconografia Brasileira do Século XIX: a Visão Européia, na Faculdade de Geografia e História da USP
1993 - São Paulo SP - A Fotografia no Brasil do Século XIX, na Pinacoteca do Estado
1995 - Rio de Janeiro RJ - Mestres da Fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez, no CCBB
2000 - Brasília DF - O Século XIX na Fotografia Brasileira: coleção Pedro Corrêa do Lago, no Ministério das Relações Exteriores. Palácio do Itamaraty
2001 - Belém PA - Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX, no Museu de Arte do Belém
2001 - Rio de Janeiro RJ - Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX, no Instituto Goethe
2001 - São Paulo SP - Retratos, na Pinacoteca do Estado
2003 - São Paulo SP - Negras Memórias, Memórias de Negros: o imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão, na Galeria de Arte do Sesi
Fonte: Itaú Cultural