Ricardo Giovannini (Parma, Itália 1853 - Rio Grande RS 1930)
Pintor, ator, cantor, cenógrafo, fotógrafo e decorador.
Em 1882, vem para o Brasil e passa a residir em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Atua como ator, cantor e cenógrafo da Companhia Lírica Italiana de Óperas Bufas. Em 1889, executa a cenografia do Teatro Sete de Abril e monta um ateliê fotográfico, ao lado de José Grecco, em Bagé; bem como decora o Hotel Aliança, em Pelotas, e o Teatro Sete de Setembro, em Rio Grande. Nessa cidade em meados de 1903, monta um ateliê fotográfico e inaugura um curso de desenho e pintura. Em paralelo, exerce o cargo de agente consular e vice-cônsul da Itália, de cujo governo recebe as insígnias de Cavaliere.
Críticas
"Dele (Giovannini) não se poderá dizer, como aliás, da maioria de seus colegas que atuaram no Rio Grande do Sul de então, que fosse um desenhista ou pintor de excepcionais dotes. Leve-se, porém, a seu crédito a expressiva participação que, especialmente como professor, teve no desenvolvimento artístico da Província, sobretudo na cidade de Rio Grande, onde gozou de merecido conceito profissional e social".
Athos Damasceno
DAMASCENO, Athos. Artes plásticas no Rio Grande do Sul: 1755-1900: contribuição para o estudo do processo cultural sul-rio-grandense. Porto Alegre: Globo, 1971.
Exposições Individuais
1891 - Porto Alegre RS - Individual
Exposições Póstumas
1982 - São Paulo SP - Pintores Italianos no Brasil, na Sociarte
Fonte: Itaú Cultural