Odires Mlászho (Mandirituba PR 1960)
Artista visual.
Em 1983, José Odires Micoski radica-se em São Paulo. Autodidata, na década de 1990, realiza desenhos sobre ilustrações impressas. A partir de 1996, trabalha com a apropriação de imagens fotográficas retiradas de livros, periódicos e álbuns, nas quais interfere, sobretudo, com colagens e incisões. Nessa época, começa a expor em salões e a produzir mostras individuais, dando visibilidade nacional a sua obra. Em 1997, é premiado no 5º Salão Victor Meirelles, em Florianópolis, com uma série de retratos masculinos em que sobrepõe fotos de olhos recortados de revistas contemporâneas à reproduções de esculturas greco-romanas. Em 1998, recebe o Prêmio Brasília de Artes Visuais do Museu de Arte de Brasília.
Comentário Crítico
Odires Mlászho tem como matéria-prima um vasto repertório de imagens impressas: reproduções de obras de arte, quadrinhos, retratos 3x4, fotos de personalidades, moda e nus, que manipula com recortes, colagens, incisões e raspagens, entre outros procedimentos. Com base na iconografia da história da representação do corpo humano disponível nessas ilustrações, ele reflete sobre o processo de constituição de identidades nas sociedades contemporâneas. Construindo máscaras que aludem a indivíduos fragmentados e vazios, seu trabalho põe em questão a auto-imagem baseada em padrões de beleza, coragem, masculinidade e feminilidade.
Na série Retratos Possuídos, 1998, apresenta sombras masculinas preenchidas com a justaposição de figuras de cavaleiros, guerreiros, reis e armas. Em Cicatrizes para Retratos, 2000, Mlászho intersecciona rostos de homens e mulheres. Na série Butcher, 2004, constrói silhuetas de corpos com pedaços de peles retiradas de revistas de nudez. Nesse conjunto, ao criar bonecos em poses sensuais, mas sem identidade, o artista busca desvendar a lógica de publicações em que a função dos modelos é representar estereótipos de prazer e sex-appel.
Em trabalhos como Cavo um Fóssil Repleto de Anzóis, 1996, e Circunavegação da Íris Bruta, 1998, as intervenções na região dos olhos de retratos masculinos sugerem a noção de que as relações de poder, bem como a história, são determinadas, entre outros fatores, pelo modo como as pessoas vêem e são vistas.
Exposições Individuais
1996 - São Paulo SP - Individual, no CCSP
1997 - São Paulo SP - Bauhausmaschine, no A. S. Studio
1998 - São Paulo SP - Individual, no CCSP
1999 - Rio de Janeiro RJ - Caleidoscopia Mínima, na Funarte
2001 - São Paulo SP - Antecâmara da Máscara, no Espaço Paul Mitchell
2002 - São Paulo SP - Odires Mlászho, no Instituto Moreira Salles
2003 - São Paulo SP - Observações Sobre o Espaço e o Tempo, na Unicsul
2005 - São Paulo SP - O Retrato como Imagem do Mundo, no MAM/SP
Exposições Coletivas
1995 - Curitiba PR - 52º Salão Paranaense, no MAC/PR
1995 - Santo André SP - 23º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal
1996 - Santo André SP - 24º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal
1996 - São Paulo SP - Ex Libris/Home Page, no Paço das Artes
1996 - São Paulo SP - Programa Anual de Exposições de Artes Plásticas, no CCSP
1998 - Belém PA - 4º Salão Unama de Pequenos Formatos, na Universidade da Amazônia. Galeria de Arte
1998 - Belo Horizonte MG - Guilherme Gadelha e Odires Mlászho, no Itaú Cultural
1998 - Brasília DF - Guilherme Gadelha e Odires Mlászho, na Itaugaleria
1998 - Curitiba PR - 55º Salão Paranaense, na Casa Andrade Muricy
1998 - Curitiba PR - Linha Imaginária, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
1998 - Goiânia GO - Linhas Imaginárias, Pensantes, Distância das Pernas, no MAC/GO
1998 - Niterói RJ - Linha Imaginária, na Galeria de Artes UFF
1998 - Porto Alegre RS - Linha Imaginária, na Galeria Iberê Camargo
1998 - Rio de Janeiro RJ - Horizonte Reflexivo, no Centro Cultural Light
1998 - Santo André SP - 26º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal
1999 - Belo Horizonte MG - Linha Imaginária, no Palácio das Artes
1999 - Paris (França) - Feira Internacional de Arte Contemporânea
1999 - São Paulo SP - Enigmas, na Galeria Brito Cimino
1999 - São Paulo SP - Espaço Aberto, na Oficina Cultural Oswald de Andrade
1999 - São Paulo SP - Parallèle, na Galeria Brito Cimino
1999 - São Paulo SP - Sob Medida: a figura na fotografia contemporânea, no Espaço Porto Seguro de Fotografia
2000 - Curitiba PR - 3ª Bienal Internacional de Fotografia
2000 - Curitiba PR - Novas Tendências, na Casa Vermelha
2001 - Berlim (Alemanha) - Emergentes, na Embaixada do Brasil na Alemanha
2001 - São Paulo SP - 10ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
2002 - Belo Horizonte MG - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
2002 - Brasília DF - Fragmentos a Seu Ímã, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - Curitiba PR - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. O Discurso do Choque, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná
2002 - Gelnhausen (Alemanha) - Emergentes, na Kunsthaus Schuster Gelnhausen
2002 - Havana (Cuba) - Brasileños Contemporáneos, no Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam
2002 - Ribeirão Preto SP - Elemento Desprendido, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
2002 - Rio de Janeiro RJ - A Mesma ou a Outra, no Espaço Cultural Sérgio Porto
2002 - São Paulo SP - 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no Complexo Cultural Júlio Prestes
2002 - São Paulo SP - Fotografias no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
2003 - Cardiff (Reino Unido) - Fish Eye Project, no Tactilebosch
2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003
2003 - São João da Boa Vista SP - Casa Onírica, no Espaço Cultural Fernando Arrigucci
2003 - São Paulo SP - Ordenação e Vertigem, no Centro Cultural Banco do Brasil
2003 - São Paulo SP - Ponto de Fuga, Área Livre, na Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina
2004 - São Paulo SP - Derivas, na Galeria Vermelho
2004 - São Paulo SP - Grátis, na Galeria Vermelho
Fonte: Itaú Cultural