Midori Hatanaka (São Paulo SP 1950)
Pintora, desenhista e gravadora.
Conceição Midori Hatanaka forma-se arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP em 1975. No ano seguinte, realiza viagem de estudos ao Japão, onde pesquisa processos de fabricação e utilização de papel, além de freqüentar curso de especialização em arquitetura na Universidade de Osaka. Entre 1984 e 1988, torna-se assistente do artista plástico Newton Mesquita e, no mesmo período, expõe em coletivas e salões de arte, entre os quais destacam-se o Prêmio Pirelli Pintura Jovem e o Salão Bunkyo, que lhe atribui distinção em 1986 e 1987. Dez anos depois, no mesmo salão, recebe a grande medalha de ouro. Pós-graduada pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, leciona, desde 1990, desenho em diversas faculdades de arquitetura.
Críticas
"Midori Hatanaka, com sua escultura - uma semente suspensa, seccionada ao meio, realizada em metal, arame e dobraduras - que nos fala do tempo, de gestações, dialoga com as pinturas de Wakabayashi, onde, conforme o crítico Jaime Maurício, 'a idéia de germinação é freqüente', notadamente na utilização de formas celulares de contornos simples mas marcantes".
Mário Zavagli
ZAVAGLI, Mário. Apresentação. Catálogo da Mostra Itinerante Brasil-Japão. São Paulo, s.d.
"(...) Sua obra apóia-se em caracteres da grafia oriental. Mescla de magia e concisão. A espacialidade em seus trabalhos acusa limpidez. Os gestos são induções para códigos a serem decifrados, códigos que ocupam toda a área visual e a nossa mente, tal a necessidade que sentimos em conhecer o seu significado. Impenetrabilidade que é acentuada por carimbos, que particularizam ainda mais este universo".
Elvira Vernaschi
VERNASCHI, Elvira. In SADALLA, Inês Fenyves (coord.), MATAR, Raymond Kamel (coord.). Quattro artiste brasiliane: Coca Rodriguez, Midori Hatanaka, Neuza Petti, Norma Grinberg. Projeto gráfico Rodolfo Vanni; fotografia Gilda Mattar, Newton Mesquita, Nelson Kon, Fábio Sampaio. São Paulo: Sadalla Galeria de Arte, 1989. [12] p., il. p&b. color.
"Escrever sobre a arte e as artes de colagens de Midori Hatanaka é escrever sobre a escrita que se superpõe à escrita: escritas originais às quais se superpõem outras escritas, à maneira de palimpsestos. Só que diferentemente dos palimpsestos nos quais se apagavam os textos para apenas utilizar o suporte, a escritura de Midori escreve por cima para fazer emergir o primordial, o arcaico, as raízes. O papel-arroz colado sobre as telas nada mais é que um véu diáfano, que não encobre senão revela e descobre o que está por baixo. É duas vezes escrita sobre a escrita, um sobrescrito e um escrever a respeito da escrita. O papel colado sobre o ouro é um texto que conta a história superposta a outro texto que também conta a sua história, a história do papel contando a história do ouro e vice-versa. E os algarismos japoneses escritos sobre o papel arroz, signos de enorme simplicidade e espantosa logicidade, somam-se às histórias anteriores, contando também a sua história. Nada é a-histórico nas superposições de escritas que contam a história da escrita que se deixou soterrar".
Norval Baitello Junior
BAITELLO JUNIOR, Norval. A calipictografia de Midori Hatanaka. In: ______. Escritas - Midori Hatanaka. São Paulo: Joh Mabe Escritório de Arte, 2000.
Exposições Individuais
1988 - São Paulo SP - Individual, no Caesar Park Hotel
1988 - São Paulo SP - Individual, no Espaço O'Hungry
1990 - São Paulo SP - Individual, na Sadalla Galeria de Arte
1995 - São Paulo SP - Individual, na Toki Arte Galeria
2000 - São Paulo SP - Escritas, no Joh Mabe Escritório de Arte
Exposições Coletivas
1972 - São Paulo SP - 6ª Jovem Arte Contemporânea, no MAC/USP
1984 - São Paulo SP - 1º Prêmio Chandon de Arte e Vinho
1985 - São Paulo SP - 2º Prêmio Pirelli Pintura Jovem, no Masp
1985 - São Paulo SP - Coletiva, na Galeria Art e Risco
1986 - São Paulo SP - 15º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - menção honrosa
1986 - São Paulo SP - Aquarelas, no Esporte Clube Sírio
1987 - São Paulo SP - 16º Salão Bunkyo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - medalha de bronze
1987 - São Paulo SP - Desenhos e Aquarelas, no CCSP
1988 - Milão (Itália) - Quattro Artiste Brasiliane, na Galleria D'Arte Italo-Brasiliana
1988 - São Paulo SP - Aquarelas, na Toki Arte Galeria
1988 - São Paulo SP - Japão 80 anos Brasil, no Espaço D'Artefacto
1989 - São Paulo SP - Arte em Papel, no MAC/USP
1989 - São Paulo SP - Quattro Artiste Brasiliane, na Sadalla Galeria de Arte
1993 - São Paulo SP - 1º Salão Paulista de Aquarelas, na Faculdade Santa Marcelina
1993 - São Paulo SP - Tramas e Transformações, no MAC/USP
1994 - Santo André SP - Tramas e Transformações
1995 - São Paulo SP - Artistas Japoneses e Nipo-Brasileiros Contemporâneos, no MAC/USP
1995 - São Paulo SP - Pré Evento, na Galeria Deco
1996 - São Paulo SP - 8º Salão Brasileiro de Artes Plásticas da Fundação Motiki Okada
1997 - São Paulo SP - 26º Salão Bunkyo de Artes Plásticas, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - grande medalha de ouro
1997 - São Paulo SP - Mínimo Múltiplo In-comum, na Toki Arte Galeria
1998 - Belo Horizonte MG - Mostra Internacional Itinerante Japão-Brasil, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
1998 - Ipatinga MG - Mostra Internacional Itinerante Japão-Brasil, no Centro Cultural Usiminas
1998 - São Paulo SP - Paulistas na Paulista, no Banco Real
1999 - Brasília DF - Mostra Internacional Itinerante Japão-Brasil, no Ministério das Relações Exteriores. Palácio do Itamaraty
1999 - São Paulo SP - Mostra Internacional Itinerante Japão-Brasil, no Masp
2000 - São Paulo SP - Corpo Invisível II, no Espaço de Artes Unicid
2000 - São Paulo SP - Imagem e Violência, no Sesc Vila Mariana
Fonte: Itaú Cultural