Flávio Silveira Damm (Porto Alegre RS 1928)
Fotógrafo.
Começa como auxiliar de laboratório do fotógrafo alemão Ed Keffel, que se refugia do nazismo em Porto Alegre, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945); passa a fotografar para a Revista do Globo, em 1946. Obtém a consagração profissional no ano seguinte, ao realizar as primeiras fotografias de Getúlio Vargas em sua fazenda após seu afastamento da presidência da República, o que lhe vale um convite para integrar a equipe da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Trabalha nessa publicação durante uma década e meia, tornando-o um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros. Tem ainda papel importante como um dos fundadores junto com José Medeiros (1921 - 1990), da Marilá Dardot Magalhães Carneiro (Belo Horizonte MG 1973). Artista visual. Forma-se em comunicação social pela UFMG, Belo Horizonte, em 1996. Cursa artes plásticas na Escola Guignard, Belo Horizonte, de 1997 a 1999. Inicia, em 2001, mestrado em linguagens visuais no programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro.
Críticas
"Tomaria os trabalhos de Marilá Dardot e do Grupo Camelo como indicadores de caminhos poéticos extremamente atuais. A preocupação com a temporalidade revela-se de imediato. Não o tempo cronológico, extensivo, mas sim o subjetivo, intensivo, através do qual formamos e damos densidade às experiências vividas. É a qualidade do que foi sentido que interessa aos ponteiros deste relógio, onde se cruzam, involuntariamente, passado, presente e futuro. Tanto o 'Banquete' como a 'Retórica' da jovem artista mineira mostram uma inteligência peculiar para lidar plástica e poeticamente com os temas clássicos do amor e da persuasão. (...)"
Camillo Osório
OSÓRIO, Camillo. [Texto de apresentação]. In: SALÃO DA BAHIA, 7. , 2000, Salvador, BA. VII Salão da Bahia. Salvador: Museu de Arte da Bahia, 2000. p. 32.
"(...) Marilá Dardot, Guilherme Machado, Helder Profeta e Oriana Duarte realizam talvez o trabalho mais próximo ao questionamento da linguagem operado por boa parte da arte conceitural dos anos 70.
Através de livros e objetos de grande delicadeza e materialidade sutuil, como O Livro de Areia, A Retórica e O Banquete, referências a Borges, Aristóteles e Platão respectivamente, Marilá Dardot desloca o lugar dos discursos culturalmente já sedimentados para o território da visualidade, o que atualiza, por assim dizer, a sua leitura e potencializa a possibilidade de adquirir sentidos infinitos com o manuseio e o passar do tempo.
(...) Mesmo diante da diversidade das linguagens, se seus lugares de origem e de formação, a construção de narrativas que antecedem a elaboração dos trabalhos é procedimento comum a estes jovens artistas.
(...) Apesar da maioria ainda estar em pleno trânsito em seus trabalhos, todos eles demonstram clareza em seus caminhos, elaborando pesquisas em sintonia com a produção contemporânea".
Ileana Pradilla Cerón e Franklin Espath Pedroso
CERÓN, Ileana Pradilla; PEDROSO, Franklin Espath. Uma geração em trânsito. In: PEDROSO, Franklin Espath (coord. ). Uma geração em trânsito. Curadoria Franklin Espath Pedroso, Ileana Pradilla. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001. p. 7-9.
Exposições Individuais
2001 - Rio de Janeiro RJ - Projeto 10 de 2001, na EAV/Parque Lage
2002 - Belo Horizonte MG - Individual, no MAP
2003 - Belo Horizonte MG - Individual
2003 - São Paulo SP - O Grande Bingo, na Galeria Vermelho
2003 - São Paulo SP - Observações Sobre o Espaço e o Tempo, na Unicsul
2005 - São Paulo SP - A Biblioteca de Babel, na Galeria Vermelho
Exposições Coletivas
1997 - Belo Horizonte MG - 2ª Mostra Interna da Escola Guignard, na UEMG. Escola Guignard
1998 - Belo Horizonte MG - 3ª Mostra Interna da Escola Guignard, na Galeria da Escola Guignard
1998 - Belo Horizonte MG - PAD in Progress - Questão de Espaço, no Centro Cultural UFMG
1999 - Belo Horizonte MG - 4ª Mostra Interna da Escola Guignard, na Galeria da Escola Guignard - 1º prêmio com a obra O Livro de Areia
1999 - Belo Horizonte MG - 4ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, na Escola de Arquitetura da PUC/MG
2000 - Belo Horizonte MG - 5ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, na Escola de Arquitetura da PUC/MG
2000 - Belo Horizonte MG - Etapa Belo Horizonte do Circuito Cultural Banco do Brasil, no Sesiminas. Centro Cultural Nansen Araujo
2000 - Belo Horizonte MG - Seqüência, na Galeria da Escola Guignard
2000 - Belo Horizonte MG - Corpo, no BH Espaço Político Cultural
2000 - Salvador BA - 7º Salão da Bahia, no MAM/BA
2001 - Rio de Janeiro RJ - Uma Geração em Trânsito, no CCBB
2002 - Belo Horizonte MG - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Rumos da Nova Arte Contemporânea Brasileira, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
2002 - Brasília DF - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Risíveis Humores, na Fundação Athos Bulcão
2002 - Fortaleza CE - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Arte: sistema e redes, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
2002 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra Rio Arte Contemporânea, no MAM/RJ
2002 - São Paulo SP - Mostra de Galerias, na Oca
2002 - São Paulo SP - Rumos Itaú Cultural Artes Visuais. Vertentes da Produção Contemporânea, no Itaú Cultural
2003 - Rio de Janeiro RJ - Infantil, na A Gentil Carioca
2003 - Rio de Janeiro RJ - Palavras Mais, na Galeria Sesc Copacabana
2003 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Alfândega, no Armazem Nº 5
2003 - São Paulo SP - Tecendo o Visível, no Instituto Tomie Ohtake
2003 - São Paulo SP - Modos de Usar, na Galeria Vermelho
2004 - Belo Horizonte MG - Edificio Belo Rio, na Léo Bahia Arte Contemporânea
2004 - Belo Horizonte MG - Paisagens, na Léo Bahia Arte Contemporânea
2004 - Rio de Janeiro RJ - Novas Aquisições 2003: Coleção Gilberto Chateubriand , no MAM/RJ
2004 - São Paulo SP - Derivas, na Galeria Vermelho
2004 - São Paulo SP - Grátis, na Galeria Vermelho
2004 - São Paulo SP - Solto, Cruzado e Junto, na Galeria Vermelho
2005 - São Paulo SP - 29º Panorama da Arte Brasileira, no MAM/SP
2005 - São Paulo SP - Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas
2005 - São Paulo SP - Viés, na Galeria Vermelho
2006 - Barcelona (Espanha) - Videometry: video as a measuring device in contemporary Brazilian art, na Galeria dels Àngels
Fonte: Itaú Cultural