Marcio Rebelo (São Paulo SP 1961)
Fotógrafo.
Autodidata, Marcio José Rebelo Vilela de Castro começou a carreira como assistente de Alex Szabzoni em 1980, trabalhando em seguida como assistente de Du Ribeiro entre 1982 e 1986, ano em que instala o próprio estúdio, consagrado prioritariamente à fotografia publicitária. Em 1993 passa a trabalhar com light painting, e, no ano seguinte, com a manipulação eletrônica de imagens. Conquista desde então ampla clientela e uma série de prêmios, tornando-se, em 1997, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Publicidade, com sede em São Paulo.
Críticas
"Marcio Rebelo desenvolve seus ´still lives´ com um primoroso cuidado com a luz, que desenha claros/escuros pelo cromo, de forma dramática mas bastante bem controlada.
No trabalho com carros destaco o fascínio do Marcio pelo sol de estúdio, aquele amarelo ouro que, se mal trabalhado, fica artificial e exagerado, mas que nas mãos dele fica lindo.
Sua aventura estética pelos caminhos da arte deram à luz um trabalho de colagens e reconstruções a partir de uma imagem dada, que representa bem o espírito dele: é preciso olhar, decodificar e estar sempre reconstruindo, que fotografia, mesmo para um fotógrafo de ´still´, não pode nunca parar".
Pyr Marcondes
Exposições Coletivas
s.d. - São Paulo SP - Espaço Cultural Métier
1995 - São Paulo SP - Simulação: publicidade digital, 2º Mês Internacional da Fotografia, no Itaú Cultural
1995 - Campinas SP - Simulações, 2º Mês Internacional da Fotografia
1997 - Révélations, no Espaço Mirante
1997 - São Paulo SP - Reconstruções, 3º Mês Internacional da Fotografia
Fonte: Itaú Cultural