Lin Fengmian (22 de novembro de 1900 - 12 de agosto, 1991)
Originalmente Lin Fengming (???) foi um chinês pintor e é considerado um dos pioneiros da moderna pintura chinesa para misturar estilos de pintura chinesa e ocidental. Ele também foi um inovador importante na área de arte-educação chinesa.
Nasceu em Mei Xian, província de Guangdong). Lin Fengmian era um educador de arte chinesa e pintor. Seu avô era um escultor de lápides, como era de seu pai, que também aprendeu a pintar. Lin Fengmian começou a esculpir e pintar como uma criança, muitas vezes copiando do Jiezi yuan huazhuan ('Mustard-seed Garden painting manual' 1679 e 1701).
Lin Fengmian vendeu sua primeira pintura com a idade de nove anos. Em 1918, mudou-se para Xangai, onde ele viu um anúncio de um programa de estudo e trabalho na França. Naquele inverno Lin Fengmian começou a trabalhar na França como um pintor de tabuleta, depois que ele passou alguns meses estudando francês em Fontainebleau e em outros lugares. Uma escola tinha uma coleção de modelos de gesso que Lin Fengmian começou a desenhar em seu tempo livre. Na primavera de 1920 entrou para a Academia Nacional de Belas Artes de Dijon e começou a desenhar figuras em carvão. Dentro de seis meses ele tinha sido recomendado pelo diretor da escola, para ser um escultor de alívio, com a Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts em Paris. Lin Fengmian também estudou desenho e pintura a óleo na arte estúdio Cormon em Paris e aprendeu muito com as coleções do Louvre eo Musée Guimet. Em 1922 pintura a óleo "de Lin Fengmian Outono "foi exibido no Salon d'Automne. Lin Fengmian passou de 1923 em Berlim, onde ele foi apresentado aos movimentos do norte da Europa em pintura. Em 1924, Lin Fengmian contribuiu com mais de 40 pinturas a óleo e pinturas chinesas de mídia para uma exposição de arte antiga e moderna chinesa, em Estrasburgo, organizada pelo governo chinês, estes revelaram o interesse de Lin Fengmian na combinação de conceitos orientais e ocidentais em sua pintura. Dois grandes pinturas a óleo foram aceitos para o 1924 Salon d'Automne. No ano seguinte, Lin Fengmian exibido na seção chinesa do Internationale des Arts Décoratifs de exposição.
Obras e vida de Lin foram recebidos com grande tragédia. Enquanto muitos de seus primeiros trabalhos foram destruidoss por soldados japoneses durante a Guerra Sino-Japonesa, muitos de seus trabalhos posteriores foram destruídos durante a Revolução Cultural. Depois de ser duramente criticado e denunciado pelo Gang of Four, Lin pessoalmente destruiu suas próprias obras por imersão em seguida, liberando suas obras no vaso sanitário, no entanto, ele ainda acabou sendo preso por mais de quatro anos.
Em 1977, ele foi finalmente autorizado a sair, na suposição de que ele iria se reunir com sua família no Brasil. Ao invés disso, dirigiu-se para Hong Kong, onde permaneceu até sua morte em 1991. Após a sua libertação, Lin começou lentamente a recriar muitos dos seus trabalhos previamente destruidos.