Jorge Araújo de Carvalho

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Jorge Araújo de Carvalho em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.

Biografia

Jorge Araújo de Carvalho (Salvador BA 1952)

Fotógrafo.

Fotojornalista autodidata, começa a fotografar em meados dos anos 60, trabalhando desde 1973 para o jornal Folha de S.Paulo. É um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, tendo documentado quatro Copas do Mundo (1978, 1982, 1986 e 1998), diversos outros eventos esportivos, como corridas de fórmula Indy e a Copa das Américas, bem como viagens e campanhas presidenciais e outros importantes eventos políticos. Entre os diversos prêmios que conquista, destacam-se o Prêmio Esso de 1979 e o Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos, com o qual é agraciado em quatro oportunidades, em 1983, 1984, 1985 e 1987, respectivamente. É autor do livro Uma ferida aberta na selva (1984).

Acervos

Coleção Pirelli/Masp de Fotografias - São Paulo SP

Críticas

"Jorge Araújo começou na fotografia quando o país enfrentava o regime militar, após o golpe de 64. Um momento de muita repressão política. 'Foi uma formação de fotógrafo de guerra', conta. Os repórteres-fotográficos eram muito visados e freqüentemente agredidos. 'Vivíamos sob grande tensão. Tínhamos que fotografar, esconder o filme e passá-lo rapidamente para o motorista'.
Agora o trabalho é mais tranqüilo, e o fotógrafo tem de ter muito mais talento. 'Os fotógrafos dos anos 70 começavam nos laboratórios dos jornais, observando o trabalho dos grandes fotógrafos, fazendo uma leitura a partir dos negativos, conhecendo o estilo e a linguagem de cada um deles. (...) A fotografia não é só uma ilustração, é informação e tem de ser lida em qualquer idioma' ".
Regina Vilela
Jornal Unidade do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Exposições Coletivas

1985 - São Paulo SP - 888 Horas de Agonia, na Livraria Belas Artes (itinera pelo Estado de São Paulo)
1986 - São Paulo SP - Diretas, na Galeria do Jornal Folha de S.Paulo
1989 - São Paulo SP - Salve a Amazônia: Índios, Garimpos, na Galeria Letra Viva
1992 - São Paulo SP - Golpe de Vista, na Galeria da Casa Fuji
1993 - São Paulo SP - 3ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
1995 - São Paulo SP - Bienal Fotojornalismo Brasileiro, na Fundação Bienal

Fonte: Itaú Cultural