Honorato Manuel de Lima

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Honorato Manuel de Lima em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.
Leilão de Arte Online

Biografia

Honorato Manuel de Lima (Brasil s.d. - Brasil 1863)

Escultor, decorador e professor. Freqüenta a Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, no Rio de Janeiro, entre 1836 e 1838. Torna-se discípulo de Marc Ferrez (1788-1850). Em 1883, no Rio de Janeiro, trabalha como ornamentista dos festejos urbanos por ocasião da chegada da esposa de D. Pedro II à Corte, Don Teresa Cristina. Na mesma época, projeta e realiza o plano das escadarias e rampas da frente do edifício da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, para o qual projetou estátuas de mármore que acabaram não sendo executadas. Após a reforma da Aiba (conhecida como Reforma Pedreira por ser promovida por Luiz Pedreira do Couto Ferraz), é criada a cadeira de Escultura de Ornamentos, na qual leciona de 1855 a 1863. Em 1859, torna-se mestre-geral da diretoria das obras militares da Corte.

Críticas

"Ao lado de Pettrich se destacou o escultor brasileiro Honorato Manuel de Lima. Ele se revela grande escultor ao apresentar à Exposição Geral de Belas Artes de 1854 um busto colossal, isto é, maior do que o natural, de seu mestre e amigo Marc Ferrez. Aquele trabalho, executado em mármore de Carrara, mereceu de um anônimo comentador, na revista Guanabara, as seguintes elogiosas linhas: 'É este um esforço de arte de maravilhar, porquanto é a primeira obra em mármore deste escultor, que a executou sem o auxílio de ninguém. O que mais se admira no trabalho deste artista é, além da perfeitíssima semelhança, uma execução enérgica e um acabado como os dos bons práticos da arte'".
Adolfo Morales de Los Rios Filho
MORALES DE LOS RIOS FILHO, Adolfo. O ensino artístico: subsídio para a sua história. Rio de Janeiro: [s.n.], [1938?]. p.282-283.

Exposições Coletivas

1842 - Rio de Janeiro RJ - 3ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1843 - Rio de Janeiro RJ - 4ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1844 - Rio de Janeiro RJ - 5ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1845 - Rio de Janeiro RJ - 6ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1846 - Rio de Janeiro RJ - 7ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1847 - Rio de Janeiro RJ - 8ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba
1848 - Rio de Janeiro RJ - 9ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba - medalha de ouro, pelo busto do Imperador D. Pedro II
1859 - Rio de Janeiro RJ - 13ª Exposição Geral de Belas Artes, na Aiba

Exposições Póstumas

2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Arte do Século XIX, no Pavilhão Ciccilo Matarazzo
2004 - Rio de Janeiro RJ - Missão Artística Francesa e as origens da coleção do Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA

Fonte: Itaú Cultural