Giorgio de Chirico (1888 - 1978)
Principal representante da "pintura metafísica", Giorgio De Chirico constitui um caso singular: poucas vezes um artista alcançou tão rapidamente a fama para em seguida renegar o estilo que o celebrizara e cair em um esquecimento quase absoluto.
Giorgio De Chirico nasceu em 10 de julho de 1888 em Vólos, na região grega da Tessália, onde seu pai trabalhava. Depois da morte deste, viajou com a família pela Itália e pela Alemanha e ficou fascinado com a pintura do simbolista suíço Arnold Böcklin.
Por volta de 1909 começou a pintar seus famosos cenários arquitetônicos, solitários, irreais e enigmáticos, onde colocava objetos heterogêneos para revelar um mundo onírico e subconsciente, perpassado de inquietações metafísicas.
Para isso, valeu-se da perspectiva tradicional do Renascimento florentino - que proporcionava ao conjunto uma sensação de infinitude - de um desenho marcado e de uma luz uniforme, com arcadas, torres, praças e fachadas.
Em 1911 mudou-se para Paris, onde no ano seguinte fez sua primeira exposição, muito admirada por Picasso e Appolinaire.
Durante a primeira guerra mundial conheceu num hospital italiano o pintor futurista Carlos Carrà, com quem fundou a Scuola Metafisica.
Durante esses anos, introduziu em seus quadros maior heterogeneidade de objetos neles apareciam manequins, nus ou vestidos à moda clássica, enigmáticos e sem rosto ("Heitor e Andrômaca"), que pareciam simbolizar a estranheza do ser humano diante de sua ambiência.
Na década de 1920, inesperadamente, De Chirico mudou para um estilo classicista, distanciado do metafísico, e, ainda que tenha participado da exposição surrealista de Paris em 1925, afastou-se cada vez mais desse movimento.
Em 1940 regressou à Itália e adotou um estilo já decididamente acadêmico, baseado em temas mitológicos e clássicos.
Faleceu em 20 de novembro de 1978 em Roma, de uma parada cardíaca.
Com sua pintura, Giorgio De Chirico antecipou o triunfo da estética surrealista de certo modo, o enigma de sua radical transformação pictórica acrescenta mais uma interrogação ao estranho mundo de suas visões.