Geraldo Leão (Morretes PR 1957)
Pintor, ilustrador, diagramador, arte-finalista e professor.
Geraldo Leão Veiga de Camargo formou-se em pintura e licencia-se em desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em 1980. Trabalha como ilustrador, diagramador e arte-finalista no jornal Diário do Paraná e em agências de publicidade de Curitiba até 1984. Em 1989, ensina pintura no Ateliê do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, e desde então ministra oficinas de pintura e cursos de história da pintura contemporânea em museus, galerias de arte e instituições de ensino superior. Em 1990, participa da comissão curadora que seleciona artistas paranaenses para exposição no Museu de Himeji, no Japão. Em 1995, organiza a exposição Arte Contemporânea na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a convite da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade. Em 1997, torna-se professor do Departamento de Artes da UFPR. Entre 1999 e 2000, atua como curador-assistente da 12ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba - Mostra América. É curador, em 2002, da 32ª Coletiva de Artistas de Joinville. No mesmo ano, conclui mestrado em história na UFPR, com a dissertação Escolhas Abstratas: Arte e Política no Paraná (1950-1962). Em 2007, na mesma instituição, doutora-se em história com a tese Paranismo: Arte, Ideologia e Relações Sociais no Paraná (1853-1953).
Comentário Crítico
A maioria dos artistas ligados ao grupo conhecido como Geração 80 provém do eixo Rio-São Paulo. Nesse sentido, a produção inicial de Geraldo Leão apresenta-se como interessante exemplo de pintura ligada às poéticas daquele grupo, justamente por ser de um artista distante desse eixo, atuante em Curitiba. Nos trabalhos de Leão da década de 1980, podemos identificar características também presentes na Geração 80, como a atitude de revalorização da pintura, a escolha de telas de grandes dimensões, o gesto pictórico marcado, o trabalho cromático vigoroso e o acabamento bruto das obras. Durante a década de 1990, a pintura de Leão tem afinidade com o expressionismo abstrato norte-americano, aprofundando a linguagem abstrata já adotada. O artista intensifica o uso de pinceladas amplas e evidentes, que conferem alta expressividade à fatura e formam um emaranhado pictórico que domina toda tela. Permanece o colorido vibrante praticado na década anterior.
O final dos anos 1990 obra de Leão toma novos rumos com trabalhos feitos com cal, chumbo, caseína e cera. Nessas obras, nota-se o aparecimento de uma vontade ordenadora, feita com a divisão das telas em áreas de cor bem delineadas e contornos claramente definidos. O movimento minimalista passa a ser a principal influência desse período. O trabalho cromático de Leão muda drasticamente: o branco e os tons rebaixados de cinza (vindos do chumbo) apresentam-se de maneira plana e homogênea, diferentemente das obras anteriores. Apesar de muito distintas entre si, as escolhas estéticas feitas por Leão ao longo de sua carreira unificam-se na recusa do ilusionismo, da metáfora e da figuração.
Exposições Individuais
1984 - Curitiba PR - Galeria de Arte Poupança Banestado
1986 - Curitiba PR - Individual, no Museu Guido Viaro
1988 - Curitiba PR - Individual, na Arte Corrêa Galeria de Arte
1991 - Porto Alegre RS - Individual, na Itaugaleria
1992 - Curitiba PR - Geraldo Leão: Pinturas, na Casa da Imagem
1992 - Curitiba PR - Geraldo Leão, no Museu Municipal de Arte
1996 - Curitiba PR - Geraldo Leão, no MAC/PR
Exposições Coletivas
1979 - Florianópolis SP - Salão Nacional de Artes Plásticas/ Florianópolis
1981 - Curitiba PR - Mostra Universitárias de Formas Contemporâneas
1981 - Santiago do Chile (Chile) - Coletiva, no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil
1982 - Curitiba PR - Caixa de Arte Livre
1982 - Ohio (Estados Unidos) - Caixa de Arte Livre, na National Association of the Partners of the Aliance, INC
1982 - Curitiba PR - Mostra Coletiva Bicicleta
1982 - Pinhais SP - 1º Mostra de Arte do Shopping Center Pinhais
1983 - Curitiba PR - Coletiva Livre Cor, Forma e Movimento, no Centro de Criatividade de Curitiba
1983 - Curitiba PR - Coletiva Moto Contínuo
1984 - Belo Horizonte MG - 16º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - São Paulo SP - Aristas Paranaenses na FAAP
1984 - Curitiba PR - Coletiva Bar Ocidente
1984 - Curitiba PR - Coletiva Associação Profissional de Artistas Plásticos APAP/PR
1984 - São Paulo SP - Arte na Rua 2, Outdoors espalhados pela cidade
1985 - Curitiba PR - Coletiva Retrospectiva de Artistas Paranaenses, no Museu Guido Viaro
1985 - São Paulo SP - 2º Prêmio Pirelli Pintura Jovem, no Masp
1985 - Curitiba PR - 3º Coletiva APAP/PR
1985 - Curitiba PR - O Erotismo nas Artes Plásticas do Paraná - Museu Guido Viaro
1985 - PR - Pintores de Curitiba - Itinerante - SESC/PR
1985 - Curitiba PR - Artistas Paranaenses, Museu Guido Viaro
1986 - Curitiba PR - Tradição/Contradição, no MAC/PR
1986 - São Paulo SP - 6 Pintores Contemporâneos do Paraná, na Pesp
1986 - Florianópolis SC - 6 Pintores Contemporâneos do Paraná, no Masc
1987 - São Paulo SP - 3 Artistas do Paraná, no Paço das Artes
1988 - Curitiba PR - 1988 OLHO - MAC/PR
1990 - Assunción (Paraguai) - Artistas Paranaenses em Assunción
1991 - Curitiba PR - Museu Municipal de Arte: acervo, no Museu Municipal de Arte
1991 - Porto Alegre RS - BR/80 Pintura Brasil Década 80, na Casa de Cultura Mário Quintana
1992 - Massy (França) - Exposition D'art Contemporain Brasilien
1993 - São Paulo SP - 23º Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/SP
1993 - São Paulo SP - Projeto Arte Contemporânea Brasileira, no MAC
1995 - Curitiba PR - Arte Contemporânea Paranaense, no Museu Guido Viaro
1995 - Curitiba PR - Orientadores, no Museu Alfredo Andersen
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
2000 - Curitiba PR - 12ª Mostra da Gravura de Curitiba. Marcas do Corpo, Dobras da Alma
2003 - São Paulo SP - Heterodoxia: edição São Paulo, no Memorial da América Latina
2004 - Curitiba PR - Nome, na Casa Andrade Muricy
Fonte: Itaú Cultural