Cesare Formenti (Ferrara, Itália 1874 - Rio de Janeiro RJ 1944)
Pintor, aquarelista, vitralista, decorador, mosaicista.
Cesare Alessandro Formenti freqüenta a academia de Bolonha, Itália. Chega ao Brasil por volta de 1890, estabelecendo-se em São Paulo; mais tarde, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde mantém um ateliê e realiza diversos trabalhos decorativos em edifícios públicos e residências particulares, como o Palácio Tiradentes, o Clube Naval, o Tribunal de Justiça, a Igreja dos Capuchinhos. Por volta de 1918, passa a dividir com seu filho, o pintor Gastão Formenti, um ateliê de fabricação de vitrais.
Críticas
"Artista completo - pintor, escultor, vitralista, mosaísta - espalhou com prodigalidade primores de seu talento, devendo destacar-se a obra que realizou em São Paulo, decorando os edifícios do arquiteto Ramos de Azevedo. Compreendeu ele, desde cedo, que a arte não deveria pairar em altitudes inatingíveis; possuía noção muito justa da função da arte na coletividade, e para atingir esse ideal procurou difundir o gosto da decoração entre os particulares, fornecendo uma produção acessível e de boa qualidade".
Henrique Sálvio
150 ANOS de pintura no Brasil: 1820-1970. Apresentação de Jean Boghici e Sergio Sahione Fadel. Textos de Ferreira Gullar e Rogério Faria. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
Exposições Individuais
1940 - Rio de Janeiro RJ - Individual promovida pela Sociedade Brasileira de Belas Artes - SBBA
Exposições Coletivas
1890 - Ferrara (Itália) - Associação de Belas Artes de Ferrara - Prêmio Roma
1908 - Rio de Janeiro RJ - Exposição Comemorativa do Centenário da Abetura dos Portos, realiza a decoração do Pavilhão da Bahia - premiado
1930 - Rio de Janeiro RJ - 37ª Exposição Geral de Belas Artes, na Enba - menção honrosa
1934 - São Paulo SP - 1º Salão Paulista de Belas Artes, na Rua 11 de Agosto
1935 - Rio de Janeiro RJ - 3º Salão Carioca
Exposições Póstumas
1945 - São Paulo SP - 11º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia
1982 - São Paulo SP - Pintores Italianos no Brasil, no MAM/SP
1993 - São Paulo SP - O Olhar Italiano sobre São Paulo, na Pinacoteca do Estado
Fonte: Itaú Cultural