Carlos Moreira (São Paulo SP 1936)
Fotógrafo e professor.
Carlos Antônio Moreira foi formado em economia pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Carlos Antônio Moreira nunca chegou a se dedicar à profissão, optando pela fotografia justamente no ano de sua graduação: 1964. Dedicou-se intensamente ao ensino da fotografia, tendo sido professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo em dois períodos distintos: 1971/1974 e 1979/1990; e criando (em parceira com Regina Martins) a Escola de Fotografia M2 Studio em 1990. Dedicou-se à fotografia de expressão pessoal, desenvolvendo um estilo caracterizado por uma composição depurada e elegante, que aplicou a temas urbanos, como a cidade de São Paulo, ou intimistas, como as naturezas-mortas e as cenas de interior.
Críticas
"(...) Mas um autor entre elas merece destaque: Carlos Moreira. Em quatro fotos que deveriam mas não estão num dos portfólios e sim expostas na forma tradicional, esse fotógrafo chegou a uma pureza de formas, a um equilíbrio de tons e a um domínio, no plano da fotografia, de seu olhar introspectivo, que suas imagens lembram a economia de meios de um João Cabral de Melo Neto. (...)"
Moracy R. de Oliveira
Oliveira, Moracy R. de. Em duas mostras, o prazer da beleza simples. Jornal da Tarde. Caderno Divirta-se.
"(...) Carlos Moreira parece assistir a uma invasão de São Paulo pelos atores. Um grupo estranho que saltou de uma outra época, num pulo só. O fotógrafo registra a ação do reconhecimento do terreno pelos novos habitantes: tateamento vagaroso dos muros ásperos, sentir das grades inóspitas. Ainda desorientados e já cativados pela São Paulo. Atores e habitantes a usufruir os direitos iguais na visão limpa, abrangente e dinâmica de Carlos. (...)"
Stefania Bril
Bril, Stefania. Como quatro fotógrafos vêem SP. O Estado de S. Paulo. p. 19.
"(...) Com a obrigatoriedade da cor, Carlos Moreira não alterou seu modo de ver o mundo. A cor é procurada intuitivamente, mas o olhar acaba gerando uma fotografia quase monocromática sempre com mais uma cor vibrando, para criar um campo especial de atração. A cor, para Carlos Moreira, gerou uma nova percepção, que, por sua vez, desencadeou uma dinâmica de leitura mais inovadora. Os ambientes são banais, as referências são reconhecíveis, as praias e seus usuários são universais. Metalinguagens decisivas para compreender que o conteúdo latente de cada imagem é muito mais forte que o conteúdo manifesto. Das influências de Bresson aparecem a intuição e a sensibilidade, que, somadas ao puro prazer de fotografar, fazem nascer o momento decisivo. Do silêncio nasce a revelação. (...)
Neste mundo artificial em que vivemos, cercados de simulacros, ele busca registrar uma história simples, deixando as coisas aparecer como são, respeitando todos os detalhes. O ensaio resgata a sensação de olhar como se fosse a primeira vez a descobrir a aventura de perceber o conjunto das forças que se organizam para instigar o leitor. É o reencontro do espaço com a intimidade".
Rubens Fernandes Junior
Fernandes Junior, Rubens. Intimista e universal. In: Moreira, Carlos A. Lugar comum: fotografias.
Acervos
Coleção Pirelli/Masp de Fotografias - São Paulo SP
Acervo Centro Georges Pompidou - Paris (França)
Acervo MAM/RJ - Rio de Janeiro RJ
Exposições Individuais
1977 - São Paulo SP - Individual, na Escola Arte Viva
1979 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Fotóptica
1993 - São Paulo SP - Lugar Comum. Fotografias de Carlos A. Moreira, no Masp
Exposições Coletivas
1968 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no Instituto Brasil-Estados Unidos
1968 - São Paulo SP - Coletiva, na Biblioteca Municipal de São Paulo
1969 - Salvador BA - 2ª Bienal de Artes Plásticas da Bahia
1971 - São Paulo SP - Exposição, na Associação Cultural do Negro em São Paulo
1973 - São Paulo SP - Imagens de São Paulo, na FAU/USP
1975 - São Paulo SP - Fotografia sobre São Paulo, na Escola Imagem e Ação
1978 - São Paulo SP - Fotografias sobre São Paulo, no Masp
1978 - São Paulo SP - Fotografias sobre São Paulo, na Livraria Kairós
1979 - São Paulo SP - Exposição, na Fotogaleria
1981 - São Paulo SP - Coletiva, na Galeria Fotóptica
1982 - São Carlos SP - Exposição, na Universidade de São Carlos, no Sesc
1982 - São Carlos SP - Fotografias, na Itaugaleria
1983 - Paris (França) - Brésil des Brésiliens, no Centro Georges Pompidou
1983 - São Paulo SP - Fotografia e os Anos 70, no MAC/USP
1984 - São Paulo SP - Fotografia e Visão Contemporânea, no MAC/USP
1984 - São Paulo SP - Documentação do evento Vesperal Paulistania e exposição das fotos, no metrô Anhangabaú
1984 - São Paulo SP - Auto-Retrato do Brasileiro, na Fundação Bienal
1984 - São Paulo SP - Centro Antigo, Imagens Particulares, na Galeria Fuji
1985 - São Paulo SP - Fotografia e os Anos 70, no MAC/USP
1985 - Belém PA - Mostra Paulista, na 4ª Semana Nacional de Fotografia
1986 - Paris (França) - Miroir Rebelle, Mois de la Photo
1986 - Washington (Estados Unidos) -The City of São Paulo - Captured by 23 Photographers
1986 - Quito (Equador) - 3º Encontro e Mostra de Fotografia Contemporânea
1986 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva Brazil Projects, PS1, The Institute for Art and Urban Resources, Inc.
1987 - São Paulo SP - Retratos em 35mm, na Galeria Fotóptica
1987 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ
1988 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva Brazil Projects, PS1, The Institute for Art and Urban Resources, Inc.
1990 - São Paulo SP - Imagens de São Paulo, no Citybank
1990 - Siracusa (Itália) - 3ª Manifestação Internacional de Fotografia
1992 - São Paulo SP - 2ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
1993 - São Paulo SP - Fotografia Brasileira Contemporânea, International Photo Meeting, no Sesc Pompéia
1995 - São Paulo SP - Coletiva Brasileira de Retratos Anos 80 e 90, no Espaço Cultural Faap
1996 - São Paulo SP - Diário, na Galeria Fuji
2002 - São Paulo SP - Visões e Alumbramentos: fotografia contemporânea brasileira da coleção Joaquim Paiva, na Oca
2004 - São Paulo SP - São Paulo dos Olhos para Dentro, na Pinacoteca do Estado
Fonte: Itaú Cultural