Avani Stein (Porto Alegre, RS, 1941)
Fotógrafa e artista plástica.
Forma-se em comunicação social pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1972. Inicia, já na década de 1970, carreira profissional como repórter fotográfica. Em 1979, registra eventos como a Revolução Sandinista, na Nicaraguá, o acidente na usina nuclear de Three Miles Island, nos Estados Unidos, e a visita do Papa João Paulo II a Nova York.
Na década de 1980, muda-se para São Paulo, onde colabora inicialmente com a revista Veja (1983) e com o jornal Folha de S.Paulo (1984 a 1986). Faz trabalhos para a revista IstoÉ, de 1986 até 1988, e Globo Rural, de 1989 a 1993. Nesse período, participa das exposições São Paulo Arte (1983), no Museu da Imagem e do Som (MIS/SP), e Fotógrafos (1985), no prédio do jornal Folha de S.Paulo. Durante a década de 1990, atua como fotógrafa independente, realizando reportagens para veículos como Brasil Transportes, Jornal da Tarde, Jornal Acrópole e revista Shalom.
Em meados da década de 1990, frequenta um curso de desenho livre e pintura. Motivada pela nova experiência, passa a realizar interferências em suas composições fotográficas. Em setembro de 1998, exibe 78 obras produzidas com esse método na exposição Michmash, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. Seus trabalhos lhe rendem o prêmio Pão de Açúcar, em 1996, e o prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2001. Além da produção artística, ministra workshops nos quais apresenta seu processo de trabalho.
Comentário crítico
Uma das primeiras questões que chamam a atenção no trabalho artístico de Avani Stein é a relação entre fotografia e artes plásticas, mais especificamente desenho e pintura. Ao realizar intervenções gráficas (ranhuras abertas com um estilete e traços de caneta hidrográfica, entre outras) sobre suas imagens fotográficas, a artista atualiza um diálogo que, na verdade, existe desde o surgimento da fotografia, em 1839.
Se, por um lado, é possível afirmar que Stein sabe compreender as potencialidades da relação pintura-fotografia, por outro, deve-se ter em mente que a artista emerge no circuito artístico brasileiro num momento em que a imagem fotográfica passa por questionamentos. De fato, nas décadas de 1980 e 1990, diversos artistas, muitos deles fotógrafos de formação, começam a utilizar a fotografia não como meio, mas como material, apropriando-se de imagens alheias ou criando instalações e objetos nos quais as fotografias aparecem como parte de um todo que as ressignifica.
As obras de Avani Stein podem também ser compreendidas nesse contexto de busca por formas de ressignificação da imagem, inseridas num universo que vai do público (o espaço da cidade) ao privado (o ambiente doméstico, os amigos na praia, o cachorro). Com um gesto gráfico-pictórico expressivo, a artista propõe uma leitura que vai além da banalidade das cenas, buscando, na superfície violada da imagem, outras significações.
Depoimentos
"Com o olhar atento, busco além da informação, detalhes, elementos instigantes que transcendam o real. Com humor, de forma lúdica, vou dentro de mim e retorno com prazer incalculável.
Com o estudo da pintura consegui romper a linguagem, externando uma expressão pictórica. Cheguei à conclusão que a descoberta é infinita. Trabalho e busca e trabalho e busca".
Avani Stein
Acervos
Prefeitura de São Paulo - São Paulo SP
Exposições Individuais
1994 - São Paulo SP - De Cara, na Galeria da Consolação, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
1994 - São Paulo SP - Da Janela, na Aliança Francesa
1998 - Porto Alegre RS - Michmash, no Teatro São Pedro
1999 - São Paulo SP - Michmash, no MIS/SP
1999 - Garopaba SC - Baleia-franca
2003 - São Paulo SP - Avani Stein, na Galeria Mercúrio
Exposições Coletivas
1975 - Terremoto da Guatemala, no Jornal Versus
1977 - São Paulo SP - Terremoto da Guatemala, no Sindicato dos Jornalistas
1983 - São Paulo SP - São Paulo Arte, no MIS/SP
1985 - São Paulo SP - Fotógrafos, na Folha de S. Paulo
1993 - São Paulo SP - Agência Angular, na Casa Fuji de Fotografia
1993 - São Paulo SP - Mês Internacional da Fotografia, no Sesc Pompéia
1998 - Curitiba PR - Tributo a Porto Alegre, 2ª Bienal Internacional de Fotografias Cidade de Curitiba
1999 - Porto Alegre RS - Gaúchos na Bienal, na Usina do Gasômetro
2000 - Porto Alegre RS - Baleias no quintal
2000 - São Paulo SP - Cinco Elementos, na Casa das Rosas
2000 - São Paulo SP - O Bardi dos Artistas, na Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina
2000 - Rio de Janeiro RJ - O Bardi dos Artistas, no Espaço Cultural dos Correios
2001 - São Paulo SP - 10ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, no Masp
2001 - São Paulo SP - Mostra Prêmio Porto Seguro Fotografia, no Espaço Porto Seguro Fotografia - prêmio aquisição Pesquisas Contemporâneas
Fonte: Itaú Cultural