|
Exposição - Fulvio Pennacchi Seu tempo, seu percurso
O multifacetado Pennacchi na James Lisboa
O artista ganha dupla homenagem com exposição e lançamento de livro.
Um dos grandes nomes da arte paulista do século XX, o artista italiano Fulvio Pennacchi, ganha exposição e livro em homenagem aos 100 anos de nascimento e aos 80 da chegado ao Brasil. A mostra que leva seu nome e o lançamento da obra, intitulada Fulvio Pennacchi – Seu Tempo, Seu Percurso, serão realizados no dia 24 de novembro, no Escritório de Arte James Lisboa.
A exposição reúne 50 obras em guache, óleo acrílico, pinturas, desenhos e esculturas com acabamento cerâmico. Dividida por décadas, ela apresenta visão do artista de casa uma suas fases e de seu tempo, transformando-se assim num roteiro de vida representado por objetos artísticos que fizeram parte do cotidiano de Pennacchi. A outra maneira de conhecer ainda mais sobre o pintor é por meio do livro escrito pelo estudioso de artes Valério Pennacchi, primo em terceiro grau do artista. A obra aborda passagens significativas de sua vida de multifacetada, de artista a dono de açougue e professor no Colégio Dante Alighieri, além da experiência como pintor do Grupo Santa Helena.
Fulvio nasceu em 1905 em Lucca, na Itália, e, na década de 30, já havia recebido duas vezes a Grande Medalha de Prata, no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e no de São Paulo. Entre 1938-1949 iniciou a pintura a óleo que, rapidamente, evoluiu para os murais. Até 1959, dedicou-se aos afrescos em locais como a Catedral e o Palácio Episcopal de Uruguaiana e em residências e prédios comerciais de Santa Rita do Passa Quatro (SP). |
|